“Olha essa desgraça desse cabelo aqui”, afirma PM ao agredir jovem em Salvador; veja vídeo

desgraca cabelo pm agredir jovem direito
bit.ly/2v9Gnip | Um policial militar de Salvador agrediu jovem durante abordagem no Bairro Paripe, subúrbio ferroviário da cidade baiana.

Segundo informações prestadas ao G1, o jovem estaria indo dormir na casa de um amigo e, no caminho, parou para conversar com outro amigo seu, que estava de carro.

No momento em que conversavam, a viatura da Polícia Militar teria parado e realizado a abordagem.

Durante a revista, o policial teria iniciado as agressões contra a vítima, que estava de carro, chutando a perna do jovem para que abrisse a porta e fosse revistado.

Assustado com a atitude do policial ao revistar o seu colega, o jovem afirmou que era trabalhador, o que acabou provocando o policial militar.

Na filmagem é possível ver que o policial responde a afirmação de que era trabalhador e ao mesmo tempo agride.

Efetuando os golpes, o policial afirmou que o rapaz não era trabalhador e que, com aquele cabelo (black power), era “vagabundo” e “ladrão”.

O rapaz, mesmo com dores por consequência dos golpes sofridos, não contou no mesmo dia sobre a agressão policial para sua mãe, deixando para falar somente no outro dia.

A mãe da vítima cobrou da Polícia Militar da Bahia uma investigação e uma punição do policial responsável pelas agressões:

nossos jovens, adolescentes, não podem passar por uma agressão como essa, apanhar assim no meio da rua.

Agressões

As agressões físicas e verbais foram diversas, tendo o policial, no vídeo, afirmado as seguintes palavras:

Você para mim é ladrão, você é vagabundo. Olha essa desgraça desse cabelo aqui. Tire aí vá, essa desgraça desse cabelo aqui. Você é o quê? Você é trabalhador, viado? É?.

Além das agressões verbais, o jovem sofreu socos nas costas, chute na barriga e tapas no rosto.

Policial afastado

A Polícia Militar da Bahia já identificou o policial, que foi ouvido e afastado das ruas para expediente administrativo. Além disso, afirmou que o vídeo será encaminhado para a corregedoria da Polícia Militar e que “não preconiza com a violência e rechaça todo e qualquer tipo de conduta violenta”.

Manifestação do governador da Bahia

O governador da Bahia também se manifestou sobre o ocorrido.

Como governador do Estado da Bahia não admito comportamento de violência policial como o ocorrido no vídeo que circula nas redes sociais. É inaceitável, inadmissível e não reflete o comportamento e os ideais da instituição.

Ainda falando sobre o caso:

Determinei apuração rigorosa e imediata da Corregedoria da Polícia Militar com as devidas punições legais aos responsáveis e divulgação para a sociedade das medidas adotadas. Para que esses casos isolados não possam continuar comprometendo a imagem da instituição.

Assista ao vídeo:


_________________________________

Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Filipe Menezes (Redação)
Redator do Canal Ciências Criminais
Fonte: Canal Ciências Criminais

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima