Ministério público processa família que furou isolamento do coronavírus em Juína

ministerio publico processa familia furou isolamento
bit.ly/2ze7fQr | O Ministério Público Estadual (MPE) abriu nesta segunda-feira, 18 de maio, uma ação por danos morais coletivos com multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para cada membro da família juinense que furou isolamento social que cumpriam desde a última sexta-feira, 15 de maio, devido contato com outro juinense diagnosticado com o Coronavírus – COVID-19 na cidade de Cuiabá. Ao invés de ficarem em casa, parte da família foi para Fontanillas curtir o final de semana.

De acordo com o promotor de justiça Marcelo Linhares, além do pagamento da multa, ele solicitou uma ordem judicial para proibir que a família repita o ato sob pena de multa diária. Antes de quebrar o isolamento, um dos membros da família chegou a gravar um vídeo que circulou pelas redes sociais alegando ameaças por terem ido à Cuiabá visitar o irmão diagnosticado com Coronavírus.

O que muitos não sabem é que as penalidades para quem descumprir o isolamento social podem pegar além das multas, até um ano de detenção.

O artigo 268 do Código Penal trata do crime de infração de medida sanitária preventiva. Confira o texto:

Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: pena – detenção, de um mês a um ano, e multa. Parágrafo único – A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

Oficialmente, o município de Juína não tem nenhum caso confirmado, mas neste final de semana houve 5 testes rápidos com resultado positivo e 8 casos suspeitos. O município agora aguarda o resultado dos exames enviados ao Laboratório central (Lacen), que devem ser divulgados na próxima sexta (22).

O site Juína News abre espaço para que as 4 pessoas da família para que eventualmente queiram falar sobre a ação do MP.

*(Foto meramente ilustrativa: reprodução Internet)

Fonte: www.topnews.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima