Existem realmente muitos advogados no Brasil?

bit.ly/2AxxdPk | Esse assunto sempre surge quando falamos da carreira jurídica, da profissão de advogado e do mercado em si.

Números do Conselho Federal da OAB, dão conta de que hoje existem 1.198.028 advogados com inscrição ativa no país. Segundo o IBGE, temos 211.595.357 habitantes.

Num cálculo aproximado, 01 advogado para cada 176 habitantes. Ficamos acima de países como os Estados Unidos, onde existe 01 advogado para cada 244 habitantes [1].

Os números do CFOAB e da população no Brasil são praticamente exatos [2]. Lembrando que nunca teremos um número perfeito, pois provavelmente amanhã o número de habitantes do país pode ser maior ou menor, assim como o de advogados.

Seguindo na nossa análise, podemos filtrar por estado também.

Aqui no RS, somos 87.254 profissionais para 11.377.239, o que resulta em 01 advogado para cada 130 habitantes.

Em SC, são 41.641 inscritos para 7.164.788, o que nos dá 01 profissional para cada 172 habitantes (próximo a média nacional).

Já no PR, são 74.651 advogados para 11.433.957, o que resulta em 01 profissional para cada 153 habitantes.

Mas agora vem a pergunta: esses números mostram que temos muitos ou poucos advogados?

E a resposta é o nosso tradicional depende. Acho um número razoável ainda.

Na minha cidade, a título de exemplo, somos 12.320 habitantes. Temos 07 escritórios de advocacia na rua principal ou 01 para cada 1.760 habitantes. O número está bem acima da média nacional e estadual, mas o mercado é muito mais "parado" do que nas grandes cidades.

O que quero dizer com isso? Que pegar somente estes números, sem uma análise da realidade econômica, é um equívoco. Até pode ser que sejamos muitos, mas ainda há espaço para todos. Eu, por exemplo, não tenho 176 clientes e, ao mesmo tempo, tenho 01 cliente que tem 05 ou 06 processos. Então tudo é relativo.

Também temos que analisar o número de processos que um advogado consegue conduzir simultaneamente. Se tivéssemos decisões e despachos mais céleres, certamente o advogado teria que trabalhar com um número menor de demandas, algo em torno de 30 ou de 50 processos. Já no cenário atual (pelo menos aqui no meu estado), um advogado consegue trabalhar (e precisa, para ter o famoso "giro") tranquilamente com algo em torno de 100 processos.

Por isso que disse que não dá para analisar somente a relação de advogados versus habitantes. Precisamos de mais dados para chegar a uma boa conclusão.

Meu principal objetivo é trazer estes dados para que as pessoas não usem como argumento em toda discussão sobre o aviltamento de honorários ou sobre propostas de trabalho com salários baixíssimos.
__________________________________

Quer fazer da sua cidade, estado? Use os endereços da web que deixei marcados no texto e me conta nos comentários.
__________________________________

[1] os dados referentes aos EUA podem não estar totalmente atualizados, vez que foram coletados da internet. A fonte está identificada por meio de link no próprio texto.

[2] os números de advogados inscritos são do CFOAB e de habitantes do IBGE. Todos os links (fontes) estão marcados no próprio texto.

Maico Volkmer
Direito Imobiliário | Contratos | Cobranças | Direito Trabalhista
Atuo de forma ampla no Direito Imobiliário e Direito Civil, Cobranças e Contratos no geral, de forma consultiva on-line e judicial. Atuo ainda na área Trabalhista Consultiva e Compliance. Saiba mais sobre meu trabalho em www.volkmeradvocacia.com.br Sou idealizador do projeto Analisa Contrato, serviço de análise e elaboração de contratos totalmente digital. Saiba mais em www.analisacontrato.com Sinta-se à vontade para falar comigo WhatsApp +55 51 99274 8888
Fonte: maicovolkmer.jusbrasil.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima