Universitária travesti tira carteirinha na OAB e se torna primeiro registro em MT

universitaria travesti carteirinha oab primeiro registro
bit.ly/36KVZcQ | A universitária Daniella Veyga, de 26 anos, se tornou a primeira travesti a entrar para os registro da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT). Na quarta-feira (8), a jovem comemorou a emissão da carteirinha de estagiária em Direito. Nas redes sociais, a conquista foi dedicada à comunidade LGBTQIA+.

Daniella começou a cursar Direito em 2017 e vai se formar em 2021. Ela conta que conseguiu entrar na universidade com uma bolsa de estudos e que já foi recusada em vagas de emprego.

Na internet, Daniella recordou as portas fechadas que as travestis encontram e as que são assassinadas antes de terem as mesmas oportunidades. Para ela, o momento é simbólico.

“Ocupo esse espaço institucional e prometo utilizar dele para fomentar e defender nosso direito a vida, nosso direito ao amor, nosso direito a felicidade”, escreveu.

Para a OAB-MT, a inscrição da universitária é um momento histórico que deve ser celebrado não só pela advocacia, mas também pela sociedade, considerando a sua relevância.

“Cumprimos com o nosso papel de guardiã do estado democrático brasileiro, garantindo a coexistência pacífica e justa entre os diferentes, respeitando a identidade de gênero, a dignidade da pessoa humana e, principalmente, o direito fundamental e básico do cidadão de ser quem é”, declarou o presidente  da Comissão da Diversidade Sexual, Nelson Freitas.

A universitária acredita que o lugar conquistado pode ser usado para lutar em favor da comunidade.

“A partir de hoje, atuarei de forma legal na defesa dos direitos das minhas irmãs”.

André Souza
andr4_mt@hotmail.com
Fonte: olivre.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima