Advogadas usam animação 3D no júri, e cliente preso volta para casa

advogadas animacao 3d juri cliente casa
Por @bernardodeazevedoesouza | Os advogados criminalistas têm utilizado recursos visuais durante a atuação processual, com objetivo de comunicar melhor suas teses defensivas em juízo e facilitar a compreensão de juízes e jurados. Entre os recursos adotados pelos profissionais se destaca a animação 3D, que ilustra aquilo que o texto, muitas vezes, não dá conta de representar.

Animação 3D na área criminal

Em um recente caso ocorrido no Rio de Janeiro (RJ), as advogadas Janira Rocha, Martha Dias e Taliana Muniz usaram uma animação 3D para absolver seu cliente, durante uma sessão do júri. Com o recurso, elas buscaram demonstrar aos jurados como o delito aconteceu, apontando que, ao contrário da denúncia, seu cliente agiu em legítima defesa.

O caso, em síntese, envolvia uma discussão em um bar, que acabou resultando na morte de uma pessoa. Na denúncia, o Ministério Público (MP) alegou que o crime foi premeditado pelo acusado. De acordo com a narrativa do MP, o réu discutiu com com a vítima no bar e saiu do local antes dela para arquitetar como o delito seria cometido.

Já a Defesa sustentou que o réu foi expulso do bar por estar muito bêbado e que, ao se deslocar para sua residência, foi agredido pela vítima. O acusado revidou o primeiro golpe e iniciou uma luta corporal com a vítima. Após alguns instantes, em suma, o réu acertou a cabeça da vítima com uma pedra, com o intuito de cessar as agressões que sofria.

Recursos visuais no processo criminal

Para ilustrar a narrativa, as advogadas criminalistas juntaram esta animação 3D nos autos:

A técnica surtiu efeito durante o plenário, fortalecendo a narrativa e facilitando a compreensão pelos jurados. Já o cliente, que estava preso há anos, voltou para casa. De acordo com a advogada Janira Rocha, que atuou no caso:

A empresa View 3D Studio produziu a animação do caso.

________________________________

Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me, então, no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo
Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.
Fonte: bernardodeazevedo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima