Salão de BH acusado de transfobia se desculpa com vereadora Duda Salabert

salao transfobia desculpa vereadora duda salabert
Via @portalg1 | O salão Ana Araújo, onde funcionárias foram acusadas de transfobia contra a vereadora Duda Salabert (PDT), publicou uma retratação pelas redes sociais após o episódio de preconceito. No pedido de desculpas, o estabelecimento informou “repudiar esse tipo de ato”. O comunicado foi divulgado na manhã desta terça-feira (26).

Duda foi até o salão para fazer um procedimento estético nas sobrancelhas. O problema é que as funcionárias do local se recusaram a atendê-la. A alegação foi de que lá, somente mulheres são atendidas. A vereadora é uma mulher trans.

Internautas reagiram ao relato da vereadora nas redes sociais. A repercussão do suposto caso de preconceito chegou ao salão. Segundo a nota publicada no perfil oficial do estabelecimento, “providências estão sendo tomadas”. O texto ainda menciona a tentativa de contato com Salabert, sem sucesso.

“Nós do salão Ana Araújo tentamos contato com a vereadora Duda Salabert, porém não obtivemos êxito. Conversamos com a assessoria dela e eles informaram que, no momento, ela estava em reunião. Mas viemos por meio deste post pedir desculpas pelo ocorrido. Nós do salão repudiamos esse tipo de ato e todas as providências já estão sendo tomadas para que esse tipo de ato não ocorra mais”, informou a loja.

A reportagem do g1 entrou em contato com a vereadora para esclarecer o posicionamento dela sobre o caso e aguarda retorno.

Homofobia

Um casal homoafetivo também foi vítima de preconceito nesta segunda-feira (25), mesmo dia em que Duda Salabert relatou o episódio de transfobia. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um dos frequentadores do Minas Shopping, na Região Nordeste de Belo Horizonte, constrangendo um casal que passeava no local.

As imagens viralizaram nas redes sociais e mostram o momento em que dois homens tentam coibir o casal a permanecerem juntos. A dupla faz piada e usa ironia para alcançar esse objetivo.

O shopping também foi duramente criticado por não agir no momento em que as vítimas sofriam o ataque. Em pouco mais de um minuto de imagens, nenhum segurança ou representante do Minas Shopping interveio para impedir a ação preconceituosa.

Representantes do Minas Shopping afirmaram que o empreendimento “estimula o respeito a todas as pessoas e repudia veementemente qualquer forma de discriminação”. Informaram, ainda, que a equipe do shopping não recebeu qualquer acionamento relacionado ao fato. (Veja a íntegra abaixo).

Um dos agressores foi identificado como “Jhonin Du Corte”, de 26 anos, ex-candidato a vereador na cidade de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As imagens foram publicadas no perfil pessoal dele, derrubado após denúncias por parte de outros internautas.

A reportagem não conseguiu contato com o Jhonin Du Corte.

O que diz o Minas Shopping

O Minas Shopping ressalta que é um espaço democrático, que estimula o respeito a todas as pessoas e repudia veementemente qualquer forma de discriminação. A equipe do Shopping é constantemente treinada para agir quando acionada ou quando percebe algum evento que demande atenção especial, adotando as medidas necessárias à preservação da integridade de seus clientes e visitantes em geral.

Informamos que, no dia mencionado, a equipe do Shopping não recebeu qualquer acionamento relacionado ao fato.

Em função do questionamento, ao rever as imagens do circuito interno de TV, verificou-se que, às 17h24, quatro jovens se encontraram pacificamente no segundo piso, se cumprimentaram e por ali permaneceram conversando por cerca de 20 minutos. Ao final da conversa, se despediram e dois deles saíram do empreendimento e outros dois seguiram para a praça de alimentação. Não houve qualquer movimentação ou acionamento que justificasse ação da equipe do Shopping.

O Minas Shopping reafirma seu compromisso social de receber todas as pessoas igualmente e com alegria, repudiando todo e qualquer tipo de discriminação.

*Veja o vídeo da matéria na íntegra, aqui

Por Guilherme Pimenta, g1 Minas — Belo Horizonte
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima