TCU abre apuração contra Deltan Dallagnol que pode torná-lo inelegível

tcu apuracao deltan dallagnol torna inelegivel
Via @portalg1 | Seis dias depois que de o procurador Deltan Dallagnol anunciar a saída definitiva do Ministério Público, abrindo caminho para entrar na carreira política, o Tribunal de Contas da União deu andamento a uma apuração que pode impedir o ex-coordenador da Lava Jato em Curitiba de ocupar cargos públicos. O TCU analisa o pagamento irregular de passagens e diárias para atuar na operação.

O ministro do Tribunal de Contas da União Bruno Dantas afirmou que está claro que esse pagamento provocou danos aos cofres públicos, porque havia opções mais econômicas. Ele cita o caso de cinco procuradores que receberam um total de R$ 2,5 milhões para atuar em Curitiba.

Os procuradores considerados responsáveis poderão ser impedidos de assumir funções públicas, por até oito anos, e obrigados a devolver o dinheiro recebido.

Dallagnol e o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot também poder ser proibidos de ocupar cargos públicos, se ficar comprovado que foram responsáveis pelo modelo da operação.

A assessoria de Dallagnol lembrou que as diárias e passagens foram autorizadas de acordo com os parâmetros legais e que Dallagnol não atuou em pedidos ou concessões de diárias.

Rodrigo Janot afirmou que é um absurdo tentar responsabilizar, de forma indireta, uma pessoa por atos que não são da sua competência e que o TCU não pode interferir na atividade do Ministério Público.

*Veja o vídeo da matéria na íntegra, aqui

Por Jornal Nacional
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima