O lançamento ocorreu em cerimônia na Primeira Turma da Corte. O presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, afirmou que a iniciativa chega em um momento em que o país vive um contexto social de "posições extremadas". Ele argumentou que “educação se faz com informação”.
“A união desses esforços se faz necessária em razão do contexto em que vivemos, com posições extremadas de pessoas que, ao contrário de exercerem a liberdade de expressão e a crítica construtiva, infelizmente vêm atentando contra a credibilidade das instituições da Justiça, em especial da Suprema Corte”, afirmou Fux.
O ministro destacou que “a desinformação tem sido um grande desafio para a população brasileira”, mas disse esperar que o conteúdo alcance muitas crianças. “Informação sobre direitos básicos, isso deve-se aprender desde o ensino fundamental”, disse.
Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, participou do evento por vídeo. Ele afirmou esperar que seus personagens auxiliem crianças e suas famílias a entender a Justiça e os direitos individuais.
Revista da parceria entre a Turma da Mônica e o Supremo Tribunal Federal (STF) — Foto: Reprodução
“O material foi feito com muito carinho e responsabilidade. Informar de um jeito simples ajuda que se tenha cidadãos cientes de seus direitos fundamentais. Assim construímos uma sociedade mais justa e fraterna”, afirmou o artista.
O ministro Luiz Fux, presidente do STF, fez um discurso durante lançamento da campanha com a Turma da Mônica contra a desinformação — Foto: Reprodução/TV Justiça
A campanha
A campanha reúne uma revista em quadrinhos (impressa e digital), quatro vídeos animados e 16 tirinhas para as redes sociais. O conteúdo foi produzido pelos Estúdios Mauricio de Sousa com patrocínio de Ajufe (Associação dos Juízes Federais), AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), sem custo aos cofres públicos.Em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o STF distribuiu o conteúdo da campanha às secretarias municipais de ensino de todo o país para que seja trabalhado durante o ano escolar no ensino fundamental.
A revista, que teve 450 mil exemplares impressos - além da versão digital, fala sobre o funcionamento, as atribuições e a estrutura do Judiciário. Já os quatro vídeos tratam do papel do STF e da confiança na Justiça.
As tirinhas, que serão publicadas nas redes sociais, também abordam o funcionamento dos ramos da Justiça brasileira, da liberdade de expressão e do combate às notícias falsas.
Todo o material da campanha estará disponível no portal do STF, na seção “STF Mirim”, que reúne informações sobre a Corte voltadas para o público infantil.
*Veja o vídeo da matéria na íntegra, aqui
Por Rosanne D'Agostino, g1 — Brasília
Fonte: g1.globo.com
Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário!