Vídeo: Funcionária se urina após não ter rendição para ir ao banheiro em supermercado no Rio

funcionaria urina nao rendicao ir banheiro supermercado rio
Via @portalg1 | O Sindicato dos Comerciários investiga a denúncia de que uma funcionária de um supermercado urinou nas calças porque não recebeu uma rendição para ser substituída por outro funcionário e conseguir ir ao banheiro.

O caso aconteceu no Assaí Atacadista, na Avenida Maracanã, na Tijuca, na Zona Norte do Rio. A funcionária, de 69 anos, pediu que uma cliente filmasse logo depois que ela não aguentou e urinou, depois de pedir várias vezes que fosse "rendida".

Questionada por um fiscal do próprio supermercado sobre o que estava acontecendo, a funcionária respondeu:

"O que que aconteceu? Que o xixi saiu todinho. Estou desde às 9h pedindo para ir o banheiro. Me 'mijei' todinha, pode olhar. Filma aqui. Pode filmar aqui o chão, para ver", conta ela no vídeo.

Questionada, a caixa disse que a situação era humilhante. Ela foi ao banheiro às 6h30, antes do trabalho. E disse que, por volta das 9h, pediu uma rendição para ir ao banheiro. Não foi autorizada. Pediu de novo, e a resposta foi a mesma de um fiscal do supermercado.

"'Ah, tem que aguardar'. Aí, pronto. Lá estou eu, já são 9h30, 20 pras 10h. Eu chamo mais uma vez, veio mais um outro fiscal e fala a mesma coisa: "tem que aguardar". Lá fiquei eu. Quando foi 10h, não teve mais como segurar. Eu simplesmente me urinei todinha no caixa. Passando a compra do cliente", relatou a senhora.

"É uma humilhação. A pessoa não ter o direito de fazer uma necessidade básica do corpo? Eu adoro o que eu faço. Eu amo o meu trabalho. Mas o que tá acontecendo lá é que tá tendo uma pressão muito grande e a gente não tá conseguindo paz no trabalho", lamentou ela.

Sindicato diz que há outras denúncias

A funcionária contou que procurou a Ouvidoria do supermercado Assaí, e que foi orientada a enviar evidências sobre o que tinha acontecido. "Se eu não tivesse feito o vídeo, que evidências eu teria? Aí, eu peguei e mandei o vídeo", contou ela.

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Márcio Ayer, diz que a situação não é um fato isolado.

"A gente recebe muitas denúncias, de outros supermercados também, de práticas como essa, de dificuldade das trabalhadoras operadoras de caixa, de, quando necessitam usar o banheiro, esperarem muito pra terem a rendição pra poder ir ao banheiro", comentou.

Em nota, o Assaí afirmou que mantém um processo para a saída de funcionários dos caixas de pagamento para pausas e, qualquer desrespeito, é averiguado e imediatamente corrigido.

Segundo a companhia, todas as lojas trabalham com uma equipe de escala, "onde fiscais revezam com os (as) colaboradores (as) que desejam realizar pausas durante o expediente".

Sobre o vídeo, a loja reforçou o protocolo aos trabalhadores e disse que investiga o caso para tomar as providências adicionais.

*Veja o vídeo da matéria na íntegra, aqui

Por Erick Rianelli, RJ1
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima