Juíza determina que presa pega em tentativa de fuga seja retirada de presídio de segurança máxima no Rio

Juíza determina que presa pega em tentativa de fuga seja retirada de presídio de segurança máxima no Rio
Via @jornalextra | A Vara de Execuções Penais do Rio determinou, no último dia 25, que a presa Raquel Alexsandra de Almeida Dias seja transferida da penitenciária de segurança máxima Laércio da Costa Pellegrino, conhecida como Bangu 1, no Complexo de Gericinó, para uma unidade feminina. A detenta foi levada para a unidade após a descoberta de um plano de fuga na penitenciária Talavera Bruce, no início do mês.

A defesa de Raquel entrou com um pedido para que ela fosse retirada de Bangu 1, uma vez que a unidade é exclusivamente para detentos do sexo masculino. A juíza Juliana Benevides de Barros, responsável pela decisão determinando a transferência, classificou as informações narradas pela advogada Thaís Menezes como "extremamente graves".

A ida de Raquel para Bangu 1 não consta na ficha disciplinar da presa, no entanto, foi divulgada pela própria Secretaria de Administração Penitenciária do Rio para a imprensa. Além de Raquel, foram transferidas outras duas presas. Como a informação da transferência não consta na ficha disciplinar, a juíza Juliana Benevides determinou que uma vez confirmada a ida da presa para Bangu 1, sejam extraídas peças para as promotorias de Justiça de Investigação Penal de Tutela Coletiva do Sistema Prisional e Direitos Humanos.

Raquel e outras duas presas foram as primeiras mulheres transferidas para a unidade de segurança máxima pela secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio desde a criação de Bangu 1. A medida foi tomada no dia 1º deste mês, após a descoberta de um buraco que estava sendo cavado, formando um túnel que levava para o pátio da penitenciária Talavera Bruce, onde elas estavam.

Do lado de fora, as policiais penais que tomam conta da unidade encontraram outro buraco que se ligaria ao escavado pelas detentas. Também havia uma corda que possibilitaria a fuga por cima do muro, segundo informações da Seap. Elas foram incluídas no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

O pedido de transferência de Bangu 1 foi feito exclusivamente pela defesa de Raquel. Ao opinar sobre o pedido, o MP solicitou que as informações constem no processo das outras duas detentas, para que a situação delas também seja analisada. O MP também foi favorável à transferência de Raquel de Bangu 1.

Carolina Heringer
Fonte: extra.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima