Advogado é condenado a 25 anos de prisão por envolvimento com facção criminosa, em Belém

advogado condenado 25 anos prisao envolvimento faccao criminosa belem
Via @portalg1 | Um advogado foi condenado nesta terça-feira (28) em Belém a 25 anos de prisão em regime fechado e 2000 dias-multa por envolvimento com facção criminosa e associação com o tráfico de drogas.

Identificado como Lóis Dathan Gatinho Costa, o advogado já está preso preventivamente e o pedido para responder ao processo em liberdade foi negado pela Justiça do Pará.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o réu intermediava a comunicação entre os presos de uma organização criminosa e pessoas que estavam em convívio social.

A prova material do envolvimento do advogado foi obtida a partir da apreensão de um celular de uma das integrantes da facção. No aparelho foram flagradas trocas de mensagens que comprovam as funções do réu no grupo criminoso.

Na sentença, o juiz chama atenção para o fato do réu utilizar “da sua nobre profissão de advogado, para facilitar e proceder à troca de bilhetes/informações entre membros da mencionada organização criminosa e os que estavam soltos”.

A decisão traz ainda que há muitas evidências de que as conversas iam além de interesse jurídico.

“O conteúdo das mensagens são claros em demonstrar que o réu não se limitava a atuações jurídicas, mas exorbitava em muito de suas funções na defesa de seus clientes, realizando a troca de mensagens, inclusive referentes ao funcionamento da organização criminosa, assim como de suas atividades, tal como o tráfico de drogas, deixando a sua atuação de ser simplesmente jurídica e lícita, para invadir a seara da ilegalidade”, afirma o documento.

Por g1 Pará Belém
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima