A O Antagonista, advogados afirmam ser um equívoco enorme nomear o advogado pessoal para o Supremo: “Não sabemos o que ele [Zanin] pensa sobre 99% da Constituição”, comenta uma advogada que atua nos tribunais superiores. “Ele sequer é de esquerda”.
Há ainda outro tema que provoca calafrios em juristas nos bastidores, que é a formação jurídica aguada do candidato. Zanin é formado em Direito pela PUC-SP e tem uma especialização em direito processual civil pela mesma universidade, mas sequer ingressou no mestrado. Escreveu, em parceria com o advogado Rafael Valim e com a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, sua esposa, dois livros sobre lawfare e a Lava Jato.
“Ele é um excelente advogado, mas não tem leitura, não tem densidade, não tem trajetória de produção intelectual. Não existe prova de títulos para quem pretende ir ao Supremo, mas é preciso ter ‘milhagem’, e isso falta a Zanin”, comentam juristas ouvidos pelo O Antagonista.
Dias Toffoli é o único da Corte a ter concluído apenas o bacharelado, como Zanin. E não escreveu sequer um livro, apenas artigos e apresentações de livros de outros autores.
Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado
Vanessa Lippelt
Fonte: O Antagonista
Se houver desenvolvimentos específicos ou eventos que ocorreram após minha última atualização, recomendo verificar fontes de notícias confiáveis, sites de veículos de comunicação, Watermelon Game ou declarações oficiais para obter as informações mais recentes sobre esse assunto. O cenário político e jurídico é dinâmico e pode sofrer mudanças rápidas.
ResponderExcluirPostar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário!