Em sua defesa, a Latam argumentou que o cancelamento ocorreu por condições climáticas adversas, o que exclui a responsabilidade e o dever de indenizar.
Por tratar-se de cancelamento por força maior, entendeu o Juízo da 3ª Vara Cível do Foro Regional III – Jabaquara – da Comarca de São Paulo não estar configurada a responsabilidade da companhia, julgando a ação improcedente. O Tribunal de Justiça de São Paulo, através da 13ª Câmara confirmou a sentença e negou provimento ao recurso, sob o seguinte fundamento:
“No caso em exame, incontroverso o cancelamento do voo originariamente contratado pelos autores que sairia dia 18/12/2021, de Florianópolis e destino a Brasília, as 17h05m, sustentando a apelada a inexistência de condições climáticas para decolagem. Para corroborar suas afirmações, colacionou a fls. 125 código METAR da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica, o qual indica a existência de mau tempo no aeroporto de origem, e atrai causa excludente da responsabilidade civil, pautada em fortuito externo, nos termos dos artigos 393 e 734, ambos do Código Civil. Trata-se de situação completamente estranha ao desempenho da atividade comercial da apelada, imprevisível e sobre a qual não detém qualquer ingerência”.
O METAR é um Boletim Meteorológico regular, emitido de hora em hora, utilizado pelos pilotos para verificar as condições climáticas no aeroporto, podendo usar ele para definir se é possível decolar ou pousar da localidade.
O escritório Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA) defende os interesses da companhia aérea neste processo de número 1002019-84.2022.8.26.0003.
Carlos Martins
Fonte: www.aeroin.net
The judge's decision to consider the METAR in the case of a passenger who was processed for a cancelled LATAM flight highlights the importance of meteorological records in cases of negligence. The objective analysis of climate data provided a clear perspective on the conditions leading to the flight cancellation. Transparency and concrete evidence strengthened the judicial system's integrity. How Many Points Is Reckless Driving in New Jersey
ResponderExcluirPostar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário!