Lula define juiz de tribunal que vai julgar cassação de Sergio Moro

lula define juiz tribunal que vai julgar cassacao sergio moro
Via @otempo | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o advogado José Rodrigo Sade como novo desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A escolha foi anunciada nesta quarta-feira (7) e deve ser publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8). Assim que tomar posse, o Sade passa a integrar a Corte Eleitoral de sete magistrados que irão julgar o mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). 

Formado pela PUC em 1999, José Rodrigo Sade é sócio da Demeterco Sade Advogados, escritório de advocacia empresarial sediado em Curitiba (PR) e vinha sendo apontado como favorito à escolha da Presidência da República. 

Em janeiro de 2022, Sade foi indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) para ocupar o cargo de juiz substituto do TRE-PR, onde cumpriu o mandato até o fim do mês passado. Agora, ele assumirá a titularidade com a saída do desembargador Thiago Paiva, em 21 de janeiro de 2023. 

A decisão põe fim às remarcações da data de julgamento de Moro pelo tribunal, que aguardava a decisão de Lula para que fosse confirmada. A nomeação de um novo juiz é necessária para que o TRE possa julgar processos de cassação de registro ou perda de diploma, como é o caso do senador. Ele é alvo de ações protocoladas na Justiça Eleitoral pelo PT e pelo PL, que o acusam de abuso de poder econômico por supostos gastos irregulares na pré-campanha de 2022. 

Cassação de mandato

Naquele ano, o senador se lançou pré-candidato a presidente da República antes de disputar a vaga no Senado. As duas legendas, maiores opositoras da atual política brasileira, pedem a cassação do mandato e já estão de olho em emplacar o substituto. Caso ele perca o mandato, novas eleições para a vaga do Senado são convocadas no Paraná. 

O julgamento havia sido marcado para 19 de fevereiro e chegou a ser antecipado para o dia 8. Em nota oficial divulgada em 1º de fevereiro, no entanto, o TRE-PR informou que a data do julgamento só seria definida após o quadro de sete juízes membros estar completo.

Por Hédio Júnior
Fonte: @otempo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima