STF pauta ação que pede prisão de Sergio Moro por ofensas a Gilmar Mendes

stf pauta acao que pede prisao moro por ofensas gilmar mendes
Via @o_antagonista | A primeira turma do STF julga nesta terça-feira, 4, o pedido de abertura de ação penal contra o senador e ex-juiz Sergio Moro por supostas ofensas ao ministro Gilmar Mendes.

Na denúncia, a vice-procuradora-geral da República Lindôra Maria Araújo pede a prisão do parlamentar e a cassação de mandato de Moro por supostamente atribuir falsamente a prática do crime de corrupção passiva ao ministro.

O processo não tinha movimentação desde maio do ano passado. O caso será julgado no colegiado presidido pelo ministro Alexandre de Moraes. A relatora da ação é a ministra Cármen Lúcia. A primeira turma também é composta por Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Gilmar Mendes é integrante da segunda turma.

Em abril do ano passado, a PGR pediu a prisão do parlamentar após a divulgação de um vídeo em que Moro fala, em tom de chacota, que iria “comprar um habeas corpus de Gilmar Mendes”.

Em seu parecer, Lindôra Araújo, disse que o ex-juiz “não se retratou” sobre as declarações e negou haver evidências de que a fala do parlamentar sobre “comprar um habeas corpus” tenha sido uma brincadeira de festa junina, como afirmou a defesa de Moro.

O denunciado não se retratou de forma cabal, total e irrestrita das declarações que imputaram fatos criminosos e ofensivos à reputação de ministro do Supremo Tribunal Federal, erguendo-se em seu desfavor óbice intransponível ao reconhecimento da hipótese de isenção de pena”, disse a vice-procuradora-geral.

“Nesse contexto, a peça acusatória se mostra hígida e idônea, permite o exercício do contraditório e da ampla defesa pelo acusado, carece de obstáculos de imunidade penal e possibilita o prosseguimento da persecução penal com o seu recebimento por esse Supremo Tribunal Federal”, acrescentou.

Após a denúncia, o senador negou ter feito acusações contra Gilmar.

“Os fragmentos do vídeo editado e divulgado por terceiros não revelam qualquer acusação contra o Ministro Gilmar Mendes. O Senador Sergio Moro sempre se pronunciou de forma respeitosa em relação ao Supremo Tribunal Federal e seus Ministros, mesmo quando provocado ou contrariado. Jamais agiu com intenção de ofender ninguém e repudia a denúncia apresentada de forma açodada pela PGR, sem base e sem sequer ouvir previamente o Senador”, escreveu o parlamentar por meio de sua assessoria.

Wilson Lima
Fonte: @o_antagonista

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima