Advogado suspeito de intermediar compra de sentenças judiciais é preso em MT

advogado suspeito intermediar compra sentencas judiciais preso mt
Via @portalg1 | A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (26) o advogado e lobista Andreson Gonçalves por suspeita de atuar como intermediário na venda de sentenças em Mato Grosso.

As investigações começaram depois do assassinato em dezembro de 2023 do advogado Roberto Zampieri, em Cuiabá. Segundo a Polícia Federal, no celular de Zampieri havia mensagens para o desembargador Sebastião de Moraes, para assessores do TJ e para Andreson Gonçalves.

Advogados, lobistas e empresários são suspeitos de pagar a assessores, chefes de gabinete e desembargadores por informações privilegiadas de processos. Também teriam comprado sentenças judiciais.

Com a autorização do ministro do Supremo Cristiano Zanin, a Polícia Federal cumpriu 23 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Entre os alvos, casas e gabinetes dos desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho. Eles já tinham sido afastados do cargo desde agosto sob a suspeita de participar do esquema.

A Justiça afastou Daimler Alberto de Campos e Rodrigo Falcão de Oliveira Andrade, chefes dos gabinetes dos ministros do STJ Isabel Gallotti e Og Fernandes, e Márcio José Toledo Pinto, que trabalhou nos gabinetes de diversos ministros.

Na decisão, o ministro Cristiano Zanin ressalta que as investigações não apontam indícios de envolvimento de ministros do STJ.

Os desembargadores e servidores afastados nesta terça-feira (26) vão ter que usar tornozeleira eletrônica e podem responder por organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação do sigilo profissional.

O TJ de Mato Grosso declarou que colabora com as investigações. A defesa de Sebastião Moraes Filho preferiu se manifestar nos autos.

O advogado de Andreson Gonçalves não respondeu ao Jornal Nacional. A reportagem não conseguiu contato com os outros citados.

Advogado Anderson Gonçalves — Foto: Reprodução/TV Globo

Por Jornal Nacional
Fonte: @portalg1

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima