Mantida penhora de imóvel de devedora que não comprovou uso da renda de aluguel para moradia no exterior

justica mantem penhora imovel devedora que nao comprovou uso renda aluguel para moradia exterior
Via @trtsp2 | A 6ª Turma do TRT da 2ª Região negou, por unanimidade, pedido para que imóvel de propriedade de devedora trabalhista fosse protegido como bem de família. A empresária afirmou que a renda de aluguel da edificação era utilizada para pagar despesas de residência em outra localidade, mas não comprovou o alegado.

De acordo com os autos, a mulher teria deixado a habitação em 2021 por não suportar os gastos condominiais com os rendimentos que possuía, mudando-se para a Argentina para viver com um dos filhos. Além disso, realizou a doação da propriedade para outro filho, residente no Brasil, visando melhor administração imobiliária. Teria, ainda, determinado a locação do imóvel para arcar com as despesas no estrangeiro.

A Lei nº 8.099/90 regulamenta a impenhorabilidade do bem de família e a Súmula 486 do Superior Tribunal de Justiça estende esse atributo a imóveis cuja renda de locação seja revertida para subsistência ou moradia dos familiares. Segundo o desembargador-relator do recurso, Wilson Fernandes, cabe à parte comprovar o enquadramento nessas situações.

De acordo com o magistrado, a doação do imóvel enfraquece a tese da devedora, já que bastaria simples procuração para que o parente o administrasse. Além disso, embora os contratos de aluguel nos dois países tivessem sido apresentados, faltaram comprovantes de transferência bancária que demonstrassem o alegado.

“Nesse diapasão, entendo que não restaram preenchidos os requisitos fixados na Lei nº 8.009/1990, sendo inviável a caracterização do imóvel em discussão como bem de família. Mantenho, assim, a penhora efetuada”, manifestou o julgador.

O processo está pendente de julgamento de agravo de instrumento no Tribunal Superior do Trabalho.

  • Processo nº 1000733-68.2018.5.02.0023

Fonte: @trtsp2

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. The review highlights the court's decision to maintain the lien on a debtor's property, citing that the debtor failed to prove the rental income was used for housing abroad. This decision underscores the importance of demonstrating legitimate use of assets in legal proceedings related to debt enforcement.
    Licencia Conducir Suspendida Delito Menor Nueva Jersey

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima