Sá & Guarabyra vão à Justiça contra versão de 'Dona' com letra em apoio a Regina Duarte

sa guarabyra dona regina duarte direito
bit.ly/2Un1M2e | Depois da polêmica envolvendo o uso político de fotos de artistas sem autorização, Regina Duarte pode ter uma “homenagem” contestada na Justiça. Uma nova versão da canção “Dona”, com letra enaltecendo a futura secretária da Cultura, já tem mais de 125 mil visualizações no Youtube — e foi rejeitada pelos compositores originais, Sá & Guarabyra.

Anteontem, os perfis oficiais da dupla publicaram nota alertando que não autorizaram o uso da música e que a questão será estudada pelo departamento jurídico da editora que representa a obra (Irmãos Vitale).

“Dona”, defendida em 1982 por Sá & Guarabyra no Festival de Música Popular Brasileira, foi regravada pelo Roupa Nova em 1985, mesmo ano em que virou hit na trilha da novela “Roque Santeira” — era o tema da Viúva Porcina, personagem de Regina Duarte.

A versão é atribuída a Gutto Sállen e postada em seu canal no YouTube. Com 1,8 mil inscritos, o autor tem outras versões em apoio ao governo, inclusive uma de "Let it be", dos Beatles, transformada em "Ele sim!", postada em setembro de 2018.

A versão "Dona, ela sim" foi criada sobre uma base do tema original, sobre a qual Sállen canta a nova letra, que elenca qualidades que a atriz teria para o cargo: "Dona! Valente e tão capaz/ Dona, bem sabe o que faz/ Com a sua competência, compromisso e a sua voz/ A Regina, essa heroína, representa todos nós/ Brasileiros cuja alma está sedenta de emoção/ Querem artes de verdade no museu e na canção/ Tã Tã Tã feche as comportas para o lixo que vier/ Travestido de cultura, sendo aquilo que não é".

Não há registro que a atriz tenha compartilhado a versão ou feito comentários sobre a homenagem. Na sexta-feira, Regina se envolveu em uma polêmica, ao compartilhar uma montagem de imagens de colegas como demonstração de apoio. Em seguida, artistas se manifestaram contra o uso de suas imagens sem autorização, como Carolina Ferraz, Maitê Proença e Luiz Fernando Guimarães. Após ter reclamado em áudio do uso de sua imagem, Carolina Ferraz teve a foto retirada da publicação.

Sá: 'A música fica marcada'

Co-autor da canção com Guarabyra, Luiz Carlos Sá teme que a versão pró-Regina dê a entender que a dupla apoie o governo. Segundo Sá, isso não procede:

— Respeitamos a Regina, como atriz e pessoa. O problema é parecer que estamos apoiando sua nomeação. Apoiar um titular de uma pasta é dar aval a um governo, e não apoiamos o governo Bolsonaro.

A dupla Sá e Guarabyra Foto: Divulgação

O cantor conta que soube da versão por Sérgio Magrão, do 14 Bis, que lhe enviou o vídeo por WhatsApp.

— Quando vi, fiquei perplexo. Ainda não temos certeza do que pode ser feito pela Justiça — diz o ícone do rock rural. — O problema é que a música fica marcada. Como vai ser quando cantarmos “Dona” nos shows? A parte do público que defende o governo vai aplaudir e a outra vai vaiar?

Fonte: O Globo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima