Como o advogado iniciante pode reduzir os seus gastos

advogado iniciante reduzir gastos custos clientes
bit.ly/3b4dm7r |  advogado iniciante, em regra, não tem muitos clientes. Então, no começo, melhor ir com calma e não realizar custos dispensáveis.

O funcionamento de um escritório de advocacia demanda inúmeros gastos: conta de água, de luz, de telefone e de internet; despesas com limpeza e com funcionário; além do aluguel de uma sala. Tudo isso ainda não contempla o valor necessário para montar o próprio escritório.

Em 2020, essa estrutura básica de um escritório, dificilmente custará menos de R$ 2.000,00 (dois mil reais) mensalmente. Assim, o advogado autônomo começa o mês com essa despesa fixa; o que pesa especialmente para o iniciante. Por outro lado, o lucro é incerto.

Ainda que a realidade financeira seja difícil, o causídico não deve atuar de forma amadora, pois isso pode comprometer a sua imagem. Logo, nada de atender o cliente dentro de casa.

Nesse contexto, a utilização de um escritório virtual/compartilhado é bastante interessante do ponto de vista financeiro. No ano de 2020 é possível iniciar o atendimento em escritório virtual a partir de R$ 100,00 (cem reais) ao mês.

Afinal, como é o funcionamento do escritório virtual?

Geralmente, o profissional terá que contratar um plano que garantirá a indicação de endereço comercial, o recebimento de correspondência, telefonista, secretária e sala para atendimento.

Além dessa mensalidade, o advogado deverá pagar um valor adicional pelo uso efetivo da sala. Em síntese, agenda, usa e paga.

O escritório compartilhado não se confunde com o coworking, pois o profissional não permanece trabalhando no referido local.

Deste modo, o advogado iniciante poderá dividir a sua atividade em três momentos.


  1. Atendimento ao cliente: utilização da sala do escritório compartilhado.
  2. Atuação externa: realização de audiências, visita a presos, acompanhamento de julgamento.
  3. Elaboração de petições: possibilidade de trabalho home office, sem comprometimento do profissionalismo.


Logo, trata-se de uma opção inteligente, que não precisa ser definitiva. Talvez seja uma escolha ajustada ao momento da vida profissional dos mais jovens.
_____________________________

Você gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário e ajude a compartilhar esse conteúdo com seus amigos em sua mídia social favorita.

Vinicius Queiroz
OAB/PR 40557
Formado em Direito pelo Centro Universitário Positivo. Especializado pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal - UFPR. Advogado militante desde 2006. Consultor de Penal. Advogado correspondente na área criminal.
Fonte: vinicius40557.jusbrasil.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima