MPF quer revisão de todos os pedidos de auxílio emergencial negados

mpf revisao pedidos auxilio emergencial negados
bit.ly/3cxgyto | O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública com pedido de liminar para que a União Federal e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) revisem os pedidos de auxílio emergencial que foram negados em todo o país. O pedido é assinado pelo procurador Oscar Costa Filho.

Conforme o procurador, representações recebidas pelo MPF relatam o indeferimento dos pedidos de auxílio emergencial para cidadãos que preencheriam, em tese, todos os requisitos formais para ter acesso ao benefício.

Os reclamantes têm prestado queixa sobre a falta de transparência do aplicativo de solicitação que, após o período de análise dos recursos, se limita a informar a negativa da solicitação sem apresentar os motivos para a não qualificação do postulante como beneficiário do auxílio emergencial.

Para Costa Filho, a postura adotada pelos órgãos responsáveis pela análise e concessão dos pagamentos viola princípios consagrados nas leis administrativas tais como o princípio do devido processo legal, contraditório e ampla defesa.

"Não bastasse a negativa sem apresentação de motivos que possam ser contraditados, verifica-se que resta prejudicada inclusive a possibilidade de recorrer da decisão administrativa, seja pela falta de transparência, seja pelo desconhecimento sobre os meios para interposição de recursos, seja pela ausência de motivos que explicitem as razões que levaram ao indeferimento do benefício", destaca o procurador da República.

A ação do MPF requer que — além da revisão de todos os pedidos negados — sejam conferidos a todos que tiverem o benefício negado tenham direito à explicitação dos motivos dos indeferimentos em respeito à garantia da ampla defesa do cidadão.

Fonte: Conjur

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. meu esposo ta no cadastro unico do bolsa familia eu e ele estamos desempregado ele foi aprovado igual a mim pelo bolsa quando entrei no aplicativo pra ver a situaçao dele começou pedir tdos os dados dele novamente fiz.Agora ta dando nao aprovado porque alguem da familia ja recebeu isso e um absurdo so veio o meu e nao e duas pessoas da familia a receber.Conheço muita gente que pegou sem precisa.

    ResponderExcluir
  2. Tem ate servidores municipais recebendo o auxilio que nao precisam, poia nao estao incluidos na lei sob forma de trabalhador formal, e respondendo a pessoa acima ai apenas uma pessoa da familia pode receber, ja tem duas pessoas recebendo o bolsa familia que ja é ilegal sendo as duas da mesma familia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima