OAB denuncia abuso em operação policial na casa de advogada em Campo Bom; polícia nega

oab abuso operacao policial casa advogada
bit.ly/2Xw8wvC | O presidente da seção do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Ricardo Breier, afirmou nesta quarta-feira (3) que irá tomar medidas legais em relação a uma ação policial na casa de uma advogada em Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo ele, Anália Goreti da Silva teve a residência invadida por 10 policiais que agiram com truculência ao confundir o local com um ponto de tráfico de drogas.

O delegado Rafael Lopes, da Delegacia de Repressão às Atividades Criminosas Organizadas (Draco), nega as acusações e afirma que os mandados de busca e apreensão foram cumpridos com autorização judicial.

A advogada relata que, na manhã de terça-feira (2), cerca de 10 policiais foram ao endereço e arrombaram os portões da casa em que estava com o marido e os dois filhos. Ela reclama que os agentes mexeram em todos os cômodos e impediram as pessoas de se comunicarem. Um dos familiares teria sido algemado.

“Nunca fomos tão humilhados na nossa vida. Nossa casa foi brutalmente invadida por policiais oriundos de Pelotas que sequer se identificaram durante toda a operação. Jamais apresentaram o mandado, somente no final, quando perceberam que somos pessoas de bem”, diz Anália.

"Não houve abuso", diz delegado

O delegado justifica que cumpria três mandados de busca e apreensão na cidade e também em Novo Hamburgo, relacionados ao tráfico de drogas. Porém, não entrou em detalhes, pois a investigação está em andamento.

“O que posso garantir é que não houve abuso algum. Os mandados foram expedidos pelo poder judiciário, cumpridos dentro da técnica policial e de acordo com o Código de Processo Penal.”

Segundo ele, o familiar foi algemado porque teria pulado a janela e corrido para os fundos da casa.

“Após cessar o risco à integridade física dos policiais e do próprio indivíduo, ele foi desalgemado. Quanto à apresentação do mandado, esta ocorreu conforme previsão legal”, aponta Lopes.

Ainda assim, o presidente da OAB considera que a operação foi “desastrada” e que houve “total abuso de autoridade”.

“Estamos oficiando a chefia de policia e o vice-governador para que tomem todas as providências neste episódio grave, que merece toda a repulsa da OAB”, afirma Breier.

A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública, mas ainda não obteve resposta.

“Fico pensando que, se aconteceu conosco, que temos voz na sociedade, o que não acontece na periferia com pessoas que não têm condições de se manifestar? Foi terrível. Isso tem que ter fim”, conclui Anália.

Presidente da OAB-RS repudiou ação policial em casa de advogada em Campo Bom — Foto: Luicas Pfeuffer/OAB-RS

Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima