9 habilidades necessárias para ser um advogado de sucesso

9 habilidades necessarias ser advogado sucesso
bit.ly/2PF1HD7 | Ser advogado sempre foi sinônimo de status e de profissionais bem sucedidos. Porém, ao contrário do que muitos podem imaginar, ser um advogado de sucesso hoje em dia não significa decorar inúmeras leis e códigos. Isso porque, com o maior acesso à educação de nível superior em nosso país, há muito mais advogados competindo no mercado de trabalho do que antigamente.

Qualquer pessoa é capaz de decorar premissas da Constituição ou do Código Penal brasileiro, por exemplo, com um mínimo de esforço. Assim, ser um bom profissional de Direito é muito mais do que isso. Certas habilidades são necessárias para que você possa garantir uma carreira bem-sucedida e uma reputação imaculada no meio jurídico.

Tem vontade de se tornar um advogado de sucesso? Confira nosso artigo de hoje e saiba 9 habilidades necessárias para que você alcance seu objetivo!

Paixão

A carreira de advogado não é para qualquer um: para ser bem sucedido nessa profissão é essencial gostar muito do que faz. Ter prazer em ajudar pessoas, solucionando seus problemas da melhor maneira, tem que ser seu principal objetivo, antes mesmo dos ganhos financeiros.

A construção de sua carreira e de seu patrimônio virão com o tempo, quando seus clientes reconhecerem sua paixão e passarem a confiar em seu trabalho, justamente por perceberem o quão dedicado você é.

Boa formação

Como dissemos na introdução desse artigo, qualquer um pode decorar leis, se assim desejar. E, para isso, nem é preciso priorizar a qualidade da instituição de ensino em que a pessoa obterá o diploma.

Porém, para quem deseja ser um bom advogado, escolher com muito cuidado o local de sua formação é fundamental. Fazer uma pesquisa da grade curricular, do corpo docente, dos sistemas de avaliação e da reputação da instituição faz com que você se sinta seguro em investir seu tempo nela.

Uma boa formação superior, além de conteúdos teóricos, fará com que você desenvolva sua capacidade de argumentação e pensamento crítico, habilidades necessárias a todo advogado de sucesso.

Organização

Acredite: a organização pode fazer milagres por sua carreira! Acostume-se a deixar sua mesa e seu local de trabalho sempre organizados, sem montanhas de papéis e processos por todos os lados. Tenha uma agenda (em meio físico ou virtual, não importa) e anote nela todos os seus compromissos.

Imagine perder a data de uma audiência ou algum documento muito importante de um grande cliente? Isso pode arruinar sua reputação! Por isso, se você não é uma pessoa organizada por natureza, esforce-se em criar esse hábito.

Boa capacidade de comunicação e oratória

Advogar é, essencialmente, saber expressar com excelência seus pontos de vista sobre alguma questão (em favor de seu cliente, obviamente). Por isso, é necessário saber expressar-se de maneira clara e eficiente.

Às vezes, você pode perder uma causa justamente por não ter conseguido explicar corretamente o que gostaria. Se você tem dificuldades nessa área, treine sozinho na frente do espelho. Elimine vícios corporais — como gesticular demais — e de linguagem; ajuste seu tom de voz e escolha as palavras apropriadas àquela questão.

Se parecer muito difícil, você pode matricular-se em algum bom curso de oratória, que vai orientá-lo de maneira eficiente e torná-lo um excelente orador!

Boa escrita

De nada adianta você ser o rei da oratória se não souber escrever de maneira clara e seguindo as regras gramaticais da língua portuguesa.

Um documento bem escrito, claro e sem erros gramaticais causa muito boa impressão e mostra que você é um profissional sério e competente. Treine bastante essa parte se você tem dificuldades nisso. O hábito da leitura pode te ajudar imensamente nessa questão, além de manter você atualizado sobre a área.

Humildade

A imagem comum que se tem de advogados é uma pessoa bem vestida, trabalhando em uma sala gigante e envidraçada no alto de um grande arranha-céu, fechando contratos milionários, com grandes clientes.

A realidade, porém, não é bem assim. Mesmo os grandes advogados começaram pequeno e deram um duro danado para chegar onde estão. A reputação de um advogado se constrói, principalmente, no boca a boca de clientes satisfeitos com seu trabalho.

Por isso, seja humilde e comece pequeno. Pequenos contratos podem gerar ótimos resultados, projetando seu nome e o de seu escritório. Fique de olho em todas as oportunidades que aparecerem!

Capacidade de trabalhar em equipe

Ninguém consegue realizar um trabalho de excelência sozinho. Saiba manter uma boa relação com seus clientes, sócios, funcionários e estagiários. Aprenda a delegar tarefas, diminuindo a carga de todos e incentivando que cada um dê o seu melhor para que o trabalho renda e seja de qualidade. Aprenda a ouvir antes de falar, se posicionando no momento certeiro. Você só tem a ganhar!

Pró-atividade na busca de soluções

Cada problema apresentado por um cliente é uma oportunidade. Esforçar-se de maneira árdua e persistente na solução de um problema, buscando as melhores soluções, faz com que o cliente passe a confiar em você.

Seja flexível, tenha jogo de cintura, leia bastante, mantenha-se atualizado sempre, compartilhe seu conhecimento com sua equipe, discuta as questões com eles e peça sugestões. Essas atitudes pró-ativas abrirão sua mente para novas possibilidades de solução de alguma questão difícil de resolver.

Inteligência emocional

Ser advogado pode ser extremamente estressante e você certamente passará por situações em que será muito difícil manter a calma e o autocontrole. Por isso, você tem que ser um expert em controlar suas emoções e aprender a lidar com sentimentos como raiva e frustração.

Manter a serenidade e a lucidez frente a situações adversas fará com que você consiga manter o pensamento claro e tomar as melhores decisões. Além disso, assim você também vai manter uma relação melhor com clientes, funcionários e colegas de trabalho.

Esforçar-se para desenvolver essas 9 habilidades não é uma garantia de que você se tornará um advogado de sucesso, porém elas podem te ajudar imensamente nessa caminhada!

E você, tem quantas dessas habilidades citadas no texto? Há alguma outra qualidade importante para um advogado, na sua opinião? Compartilhe com a gente nos comentários e enriqueça a discussão sobre o assunto!

Fonte: www.usjt.br

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Então,artigo básico a vida não só ao profissional do direito,acerca da avaliação financeira? A pergunta que fica é: quem deixa este fator de lado?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima