Cerca de 2,5 mil advogados no ES são investigados por práticas ilegais, diz OAB

advogados es investigados praticas ilegais oab
bit.ly/3aYGldT | Cerca de 2,5 mil advogados do Espírito Santo são investigados por infração ao Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por se envolverem em práticas ilegais durante o exercício da profissão.

"Qualquer tipo de infração em face do Código de Ética e Disciplina é passível de responder ao processo no Tribunal de Ética. Um processo não significa uma condenação. Significa que vai ter todo o trâmite e, ao final, pode ser absolvido ou condenado", explicou o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-ES, Alberto Nemer.

Um dos casos mais recentes é do advogado Claudio Salvador Fiorot, de 56 anos, acusado de repassar uma ordem de assassinato dada por um cliente, que estava preso. O caso veio à tona nesta terça-feira (25), quando a Polícia Civil divulgou detalhes sobre a investigação do assassinato de Douglas Ferreira Caser, de 26 anos, morto com 34 tiros, em junho deste ano, em Laranjeiras, na Serra. O advogado é considerado foragido da Justiça.

"Na estrutura operacional do grupo criminoso, a conduta do advogado foi essencial para o homicídio. Ele não só era o responsável por trazer as ordens de dentro do sistema prisional, com conteúdos notoriamente relacionados ao tráfico de drogas e a homicídios, como também participava efetivamente da associação criminosa", afirmou o titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, durante uma coletiva de imprensa.

Outro caso de advogado suspeito de envolvimento com ações criminosas foi registrado em junho do ano passado. Frank Willian de Moraes, de 30 anos, foi preso suspeito de transmitir ordens de dentro de um presídio para traficantes da Serra e do Bairro da Penha, em Vitória. Frank segue preso no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na capital.

A produção da TV Vitória/Record TV entrou em contato, por telefone, com a defesa de Franklin William, que afirmou que apresentou provas que mostram que as acusações feitas contra ele não são verdadeiras. A defesa disse ainda que está aguardando a definição da audiência de instrução e julgamento do caso.

Sanções

Atualmente o Espirito Santo conta com cerca de 25 mil advogados registrados na OAB. O presidente do Tribunal de Ética da Ordem explica que o profissional pode sofrer sanções caso fique comprovado o desrespeito ao Código de Ética e Disciplina. Nos casos mais graves, ele pode até perder o registro profissional. "[As sanções são] advertência, censura, suspensão ou até exclusão dos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil", pontuou Nemer.

Segundo ele, a população pode denunciar o profissional caso identifique irregularidades. "Se um cliente, às vezes, se sentiu lesado ou se alguém da sociedade acha que o advogado não cumpriu com as suas regras e disciplinas, podem também acessar o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB e fazer essa denúncia. Nós temos um canal de denúncia no site da própria Ordem dos Advogados do Brasil", ressaltou.

Com informações da repórter Luana Damasceno, da TV Vitória/Record TV

Fonte: www.folhavitoria.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima