Quem tem direito ao fundo previdenciário? Existe relação com o auxílio do governo? Entenda

direito fundo previdenciario relacao auxilio governo
bit.ly/2Ktxojw | Fundos previdenciários (também conhecidos como planos de previdência complementar) têm sido a saída para aumentar a aposentadoria de muitos brasileiros. Trata-se de uma forma de acumulação de recursos que dará um dinheiro a mais no futuro. Entretanto, para quem nunca contribuiu com algum desses fundos de previdência, não há valores a receber. Veja hoje, 24/11, o que são, quem tem direito ao fundo previdenciário e como investir.

O que são fundos previdenciários?

Também conhecidos como fundos de previdência complementar, os fundos previdenciários são produtos nos quais se investe um valor regularmente todos os meses.

Esse montante é aplicado pelo gestor do fundo, e no final de um período o investidor recebe o valor atualizado de volta; seja mensalmente, ou de uma vez só.

Normalmente são utilizados por quem tem interesse em investimentos e quer guardar um dinheiro para complementar a sua aposentadoria no futuro; ou mesmo para realizar um sonho a longo prazo.

Quem tem direito ao fundo previdenciário?

Somente tem direito aos valores do fundo previdenciário o investidor que tenha optado por investir em uma das opções disponibilizadas pelo mercado.

Quais são as vantagens?

Diferente da previdência pública, em que há a obrigação de contribuição, nos fundos previdenciários não há essa necessidade. Isso porque, tais fundos são uma opção do investidor.

A outra grande vantagem de investir em um fundo previdenciário é que o valor que se transfere para o fundo é direcionado a outros investimentos. Ou seja, os valores são recolhidos e o gestor, por sua vez, busca aplicar em uma cesta de produtos financeiros que traga a melhor rentabilidade.

Além disso, após investir, você pode escolher o momento do saque, que pode ser de uma vez com correção, diferente da previdência pública, em que não há essa opção.

Quais os tipos de fundo previdenciário?

Atualmente, existem duas opções de fundos de previdência:

  • PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre): modelo complementar de previdência gerido pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Nesse modelo, o imposto de renda incide sobre o valor total a receber.
  • VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre): quem regulamenta também é a SUSEP e o Imposto de Renda incide apenas sobre a rentabilidade acumulada.

Governo liberou recursos do fundo? Como assim?

Ultimamente tem se espalhado na internet notícias sobre uma possível liberação de valores dos “fundos previdenciários”.

Como vimos, fundos previdenciários são planos de previdência privada sem qualquer relação com o INSS.

Isso nos leva a perceber a má-fé advinda de boatos que têm se espalhado na internet afirmando que: “o governo iria liberar o saque ao fundo previdenciário no valor de R$ 600 a R$ 1200.”  Ora, como visto, isso é algo totalmente improcedente.

Segundo sites especializados de verificação de boatos, a informação tem se disseminado desde o mês de maio, e levado pessoas a clicar em links enganosos com o único objetivo de ludibriar o usuário e lucrar com a prática.

Agora que você já entendeu como funcionam, quem tem direito ao fundo previdenciário, tipos de fundos e vantagens, fique atento, estude mais e invista caso considere uma boa opção. Mas não caia em golpes.
_________________________________

Roberto Freitas
Graduado em Direito, analista em marketing digital, SEO e Redator especializado em assuntos jurídicos, finanças e tecnologia com mais de três anos de experiência. Sou certificado por empresas especializadas no setor como a RockContent, Resultados Digitais e SemRush. Atualmente trabalho como redator em diversos portais de conteúdo para a internet.
Fonte: folhago.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima