Mas o que acontece quando você regulariza sua situação e seu nome ainda continua pendente? Infelizmente isto acontece, mas é direito do cidadão ter o nome limpo imediatamente e ainda receber uma indenização.
Continue conosco e fique por dentro do assunto.
Paguei minha dívida e meu nome ainda está negativado
Quando o cidadão regulariza sua situação, nem sempre ele terá seu CPF retirado do Serasa imediatamente, normalmente o prazo é de 5 dias úteis para a restrição sair do nome.Mas lembre-se que se esta dívida for quitada pelo boleto, esses 5 dias úteis só começam a valer a partir do efetivo pagamento.
Dívida negativada e conta atrasada qual a diferença?
Não é só porque a sua dívida está atrasada que seu nome estará negativado, existem sim casos em que a empresa negativa o nome da pessoa para pressionar o devedor a pagar.Se uma dívida está em atraso primeiramente a empresa entrará em contato com o devedor para fazer algum acordo, ele terá um prazo, se depois deste acordo o mesmo não regularizar sua situação, automaticamente seu nome estará no Serasa.
Dívida quitada e nome sujo, cabe indenização?
Sim e deve ser indenizado, mas é importante que você esteja ciente e atento dos prazos que a empresa tem para retirar seu nome do Serasa.Pois, não é esperar 5 dias e no outro dia já abrir uma ação indenizatória.
A justiça não entende desta forma, pois, o direito a indenização é pelo fato da pessoa ter sofrido algum dano moral recorrente ao nome no Serasa.
Veja um Exemplo:
Supondo que o Senhor João estava em débito com o Serasa e logo ele efetuou o pagamento, quando passou um mês o mesmo precisou fazer uma compra em uma certa loja e logo joão descobriu que seu nome ainda estava negativado, uma vez que a dívida já tinha sido quitada a um mês atrás.
Nestes casos cabe uma indenização por todo o transtorno que o senhor João passou.
Documentações necessárias para ser indenizado
- Comprovante de negativação da dívida em seu nome;
- Boleto da dívida paga;
- Comprovante de pagamento da dívida;
Esses três documentos que citamos acima, são importantes para provar que seu nome ainda continua sujo.
Por Laís Oliveira
Fonte: www.jornalcontabil.com.br
Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário!