EUA: Policiais algemam e usam spray de pimenta para deter menina de 9 anos

policiais algemam spray pimenta menina 9
bit.ly/3j7HHHt | Uma menina de nove anos foi algemada e recebeu spray de pimenta no rosto durante uma ocorrência policial por "problemas familiares" na cidade de Rochester, em Nova York (EUA). De acordo com o subchefe da polícia local, Andre Anderson, o caso aconteceu na última sexta-feira, mas as imagens foram divulgadas ontem. Ativistas de saúde mental criticaram a brutalidade da ação e a prefeita do local pediu a abertura de uma investigação sobre o caso.

Segundo Anderson, a polícia foi chamada para atender uma ocorrência por "problemas familiares" e teriam sido informadas que a menina era "suicida" e teria indicado que "queria se machucar e queria machucar a sua mãe".

Anderson disse que a menina tentou fugir dos policiais quando eles chegaram ao local e os agentes começam a segui-la. Depois, a mãe da garota teria chegado e elas discutiram. Neste momento, os agentes decidiram levar a criança para um hospital local. A menina então tenta fugir, se debate ao ser imobilizada por agentes e chega a ficar com o rosto no chão coberto de neve enquanto é algemada, informou a NBC News.

Durante o conflito, a criança chega a "exigir" em ver o pai. "Não me importo com o que você exige", disse um policial em resposta. Na sequência o oficial afirma: "Você está agindo como uma criança". E a menina responde: "Eu sou uma criança!".

Depois os oficiais levam a menina para a parte traseira de um carro da corporação e uma policial feminina fala com a garota: "Esta é sua última chance, caso contrário, o spray de pimenta vai entrar em seus olhos", enquanto a criança se recusa a colocar os pés dentro do carro.

Um minuto depois outro agente diz: "Apenas borrife [o spray de pimenta] neste momento". A policial é vista sacudindo uma lata que parece o spray de pimenta e a criança segue gritando. Segundo o jornal The Washington Post, a policial que jogou spray de pimenta na menina teria dito "inacreditável" após a atitude. Os oficiais aproveitam o momento de confusão da garota para colocar os pés dela dentro do veículo e fechar a porta.

A menina foi levada para o Hospital Geral de Rochester, onde foi liberada posteriormente aos responsáveis.

A polícia não divulgou as identidades de nenhum dos envolvidos no caso. A corporação ainda não quis comentar se algum dos oficiais envolvidos foi suspenso ou demitido.

Investigação

Lovely Warren, prefeita de Rochester, disse em entrevista coletiva que falou com a mãe da menina e que a equipe de saúde mental da pessoa da cidade entrará em contato com a família da criança. "Está claro no vídeo que precisamos fazer mais para apoiar nossos filhos e famílias", disse.

A chefe da polícia de Rochester, Cynthia Herriott-Sullivan, também disse na coletiva que a situação ocorrida com a criança não era aceitável e vai tomar medidas para que a iniciativa não ocorra novamente.

"Não vou ficar aqui e dizer que para [deter] uma criança de 9 anos [ela tem] que ser pulverizada com pimenta está tudo bem. Não é. Não vejo isso como quem somos como departamento, e vamos fazer o trabalho que temos que fazer para garantir que esse tipo de coisa não aconteça."

Sara Taylor, assistente social e administradora em Rochester, disse que sua filha de 12 anos foi presa dez vezes enquanto sofria de crises de saúde mental. Quando chamou a polícia, os oficiais decidiram algemar a menina mesmo que a mãe explicasse a situação. Ela criticou a ação da corporação para lidar com pessoas com distúrbios psiquiátricos.

Warren determinou que a chefe de polícia abra uma investigação completa e minuciosa para saber os pormenores da ocorrência.

Centro de Valorização da Vida

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

Do UOL, em São Paulo
Fonte: noticias.uol.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima