Homem é condenado a indenizar vizinho em R$ 8 mil por chamá-lo de ‘macaco’

homem indenizar vizinho 8 mil macaco
Um homem foi condenado a indenizar em R$ 8 mil o vizinho após chamá-lo de macaco, em Itumbiara, no sul de Goiás. No processo, a vítima contou que foi ameaçada e xingada após pedir que o morador abaixasse o volume do som que estava tocando em casa.

G1 não conseguiu localizar a defesa do condenado até a última atualização desta reportagem. Durante o processo, ele negou as acusações.

A decisão foi publicada no dia 16 de abril, pelo juiz Roberto Neiva Borges, do 1º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Itumbiara. O magistrado entendeu que houve injúria racial por parte do morador, o que causou sofrimento e lesão à honra do vizinho.

No processo, a vítima relata que estava em casa quando passou a ouvir barulho vindo da casa do vizinho. Com isso, foi até o imóvel e pediu para que ele diminuísse o volume do som, porém, o condenado o ameaçou e o ofendeu, chamando-o de “macaco”.

Na sentença, o magistrado entendeu que a ofensa proferida pelo homem, ao chamar o vizinho de “macaco”, se referia à cor da pele da vítima.

“A alegada ofensa (injúria racial) imputada ao réu restou cabalmente demonstrada. A prolação da palavra 'macaco' não configura, por si só, o crime de racismo, mas, no caso concreto, a análise foi feita pelo contexto, sobretudo diante das desavenças preexistentes entre as partes”, sustentou.

Nos autos, o juiz lembrou ainda sobre um caso que ocorreu entre os times Santos e Grêmio, onde o goleiro do time paulista foi alvo de críticas por parte da torcida. O magistrado reforçou que situações como estas são repudiáveis e merecem ser reprimidas.

“Assim está claro o conteúdo preconceituoso e pejorativo do agir do promovido, ofendendo a honra e a moral do autor, causando-lhe abalo moral passível de indenização por dano moral”, frisou.

*(Imagem meramente ilustrativa: reprodução Internet)

Por Danielle Oliveira, G1 GO
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima