Morre de Covid-19 advogada que denunciou determinação de juíza para o uso de régua para medir saias de advogadas

morre covid advogada juiza regua saias
Morreu na madrugada deste domingo (02), em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, a advogada responsável por formalizar a denúncia contra a determinação da juíza, Maíra Valéria Veiga de Oliveira, para que as saias das advogadas fossem medidas com régua antes que elas entrassem na Comarca de Iguaba Grande em 2019.

Rafaela Kostrzepa Jaworski, tinha 37 anos, era presidente da OAB Mulher da subseção de Iguaba Grande. Ela deixa marido e uma filha de 12 anos.

O G1 conversou com Ewerton Jaworski, viúvo da advogada, com quem estava casado desde 2003, ele contou que a última vez que conversou com a mulher foi na manhã de sábado (1°) por vídeo conferência, ela estava muito agitada querendo voltar pra casa.

Segundo Ewerton, na segunda-feira (26) a mulher fez uma tomografia e os médicos optaram pela internação. No sábado (02) Ewerton recebeu a ligação do médico às 14h, dizendo que Rafaela iria ser intubada, na madrugada de domingo (02) a paciente teve uma parada cardiovascular e não resistiu.

Ainda de acordo com o marido, ele acordou para ir à missa neste domingo (1°), onde iria colocar o nome de Rafaela nas intenções de orações, por volta das 7h40 ele recebeu a ligação do hospital, naquele momento ele sabia que a notícia não seria boa.

"Ela era a mulher com mais personalidade que eu já vi. Não tinha medo de nada, a única coisa que ela temia era a Covid. O resto ela ia, debatia, falava... Era militante, sempre à frente, sempre envolvida em causas sociais", completou o marido.

Ewerton Jaworski, 38 anos, Rafaela e filha da advogada, Millena kostrzepa Jaworski de 12 anos. — Foto: Ewerton Jaworski

A pedido da própria Rafaela, o corpo será cremado na terça-feira (04) às 11h, no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro, numa cerimônia restrita apenas para familiares.

“Estamos dilacerados com a perda da Rafaela. Uma amiga muito fiel, guerreira. Ela teve a coragem de, junto comigo, empreender essa luta contra o abuso no fórum de Iguaba, sempre de cabeça erguida. Lutava por uma sociedade mais justa, era extremamente solidária. É duro demais, essa doença está nos tirando as pessoas mais queridas. Este momento vai nos deixar uma marca tão profunda na sociedade que não haverá forma de abrandar essa dor imensa", disse a advogada e presidente da OAB de Iguaba, Margoth Cardoso.

Segundo uma colega de trabalho, na segunda-feira (26) as duas conversaram por telefone e a advogada chegou a comentar sobre a Covid mas sem comentar qualquer gravidade da doença.

Inspirou o levante virtual #SuaTogaNaoMedeMinhaRoupa e provocou um intenso debate nacional sobre as afrontas às prerrogativas da advocacia, segundo nota da OAB. — Foto: Redes Sociais

De acordo com a OAB de Iguaba, a atuação da advogada no episódio de 2019 foi essencial e que ela durante todo o processo foi corajosa. O caso inspirou o levante virtual #SuaTogaNaoMedeMinhaRoupa e provocou um intenso debate nacional sobre as afrontas às prerrogativas da advocacia feminina. A Ordem decretou luto de três dias.

Em nota publicada nas redes sociais, a OAB 62ª Subseção lamentou a morte da advogada.

Nota

É com grande pesar que a 62ª Subseção Iguaba comunica o falecimento no dia de hoje, vítima da Covid-19, Dra. Rafaela Kostrzepa Jaworski , presidente da OAB Mulher, e Coordenadora da Diretoria Mulher na Região dos Lagos. Dra. Rafaela, grande companheira, amiga fiel, advogada combativa, que não media esforços na defesa do que acreditava. Uma perda inestimável para advocacia. Que o senhor conforte os corações dos familiares e amigos. Nossos corações estão dilacerados.

Por Leonardo Libanio
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima