Homofobia: prefeito fala em 'viadagem' e é alvo de protestos após demitir professor

homofobia prefeito viadagem protestos demitir professor
Via @portal_ig | O prefeito de Criciúma (SC), Clésio Salvaro (PSDB), causou uma enorme polêmica ao demitir um professor da rede municipal e anunciar a decisão em sua página no Facebook. De acordo com Clésio, o profissional exonerado exibiu, em sala de aula, um clipe musical "erotizado e de forma inapropiada", referindo-se ao clipe da música Etérea, do rapper Criolo (veja o clipe abaixo).

Ainda segundo o prefeito do município catarinense, que possui cerca de 217 mil habitantes e fica a cerca de 200 km da capital Florianópolis, a sua gestão não concorda "com esta viadagem". 

"Nós não permitimos. Não toleramos. Está demitido esse, sei lá, profissional. Com essa viadagem em sala de aula, nós não concordamos. E se os pais souberem de algo parecido, que foi exposto aos seus filhos, por favor, entre em contato com o município de Criciúma. O profissional será exonerado de forma imediata, sem chances de continuar sendo funcionário da Prefeitura de Criciúma", disse Clésio em vídeo publicado no Facebook. 

Veja o clipe de Etérea, do cantor Criolo: 

Reações

Segundo informações da imprensa local, o Ministério Público de Santa Catarina vai denunciar o prefeito por "discurso homofóbico". Além disso, a fachada da Catedral São José de Criciúma foi pichada com frases: "Homofobia é crime!" e "Fora Salvaro". 

O diretório do PSOL, da cidade de Tubarão, que fica na região de Criciúma, manifestou-se pelas redes sociais. 

"Não há erotismo no clipe"

De acordo com o especialista entrevistado pelo IG, Lucas Labaki Agostinho, coordenador de projetos do Núcleo Espiral, ONG especializada na educação contra a prática de violência à criança e ao adolescente, o conteúdo do clipe não é inadequado para o público infantil. Ele também ressaltou que a discussão sobre a diversidade está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lucas ainda recordou que a canção Etérea, inclusive, foi indicada ao 20º Latin Grammy Awards como melhor música em língua portuguesa. 

"A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que a diversidade deve ser um tema tratado na escola. Além disso, por que o clipe é considerado erótico? Não mostra nada obsceno e nenhuma pessoa nua. Só são corpos. E vestidos. Não consigo ver erotismo e promiscuidade no vídeo", afirmou o especialista.  

Criolo se posiciona

Depois de toda a repercussão sobre a demissão do professor, o cantor Criolo usou as suas redes sociais para falar sobre o assunto. O rapper considerou a exoneração "lamentável".

Por Vinícius Bacelar
Fonte: ultimosegundo.ig.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima