Justiça manda prender oficial da PM que espancou advogado em Goiás

justica prender pm espancou advogado goias
Via @metropoles | A Justiça de Goiás determinou a prisão preventiva de um tenente e o afastamento de outros quatro policiais militares flagrados em vídeo enquanto espancavam, com socos, tapas e pontapés, um advogado que teve as mãos algemadas para trás e foi arrastado no chão, em Goiânia. A decisão também determinou o recolhimento das armas dos que não foram presos.

Na decisão, proferida na segunda-feira (20/9), a juíza Bianca Melo Cintra considerou denúncia do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) em razão do crime praticado pelos militares contra o advogado Orcélio Ferreira Silvério Júnior, no dia 21 de julho, na capital. Segundo a decisão, ele foi agredido depois de questionar e filmar uma abordagem policial realizada com agressão contra outra pessoa.

O tenente aparece nas imagens dando tapas e socos no advogado. Segunda a juíza, neste momento, a ordem de prisão considerou “a gravidade concreta do crime, os graves riscos à segurança da aplicação da lei e ameaça às normas e aos princípios de hierarquia e disciplina militares”.

A juíza também considerou respostas do tenente, em oitiva extrajudicial, na qual ele confirmou “que a prática daquele tipo de conduta é sua forma reagir às provocações feitas contra sua pessoa”. Por isso, segundo a decisão, em tese, a investigação comprovou que “a abordagem policial inicial se deu em razão de questões pessoais enfrentadas pelo acusado anteriormente, e não pelo fato de ‘flanelinhas’ estarem fazendo cobrança irregular na região”.

Afastamento das ruas

A decisão também mandou afastar dos trabalhos nas ruas outros policiais que apareceram nas imagens, durante a ação contra o advogado. Eles são os soldados Ildefonso Malvino Filho, Diogenys Debran Siqueira Silva e Wisley Liberal Campos, além do cabo Robert Wagner Gonçalves de Menezes o soldado Idelfonso Malvino Filho.

Tudo começou depois que os policiais agrediram o homem em situação de rua, que também é flanelinha na galeria situada em frente ao terminal de ônibus. O rapaz foi puxado de dentro da galeria para a calçada, onde foi agredido. Informações iniciais dão conta de que ele já seria desafeto de um dos policiais e estava sendo ameaçado pelos agentes.

Em outro vídeo, a vítima reclamou que também sofreu agressão no pátio da delegacia da Polícia Civil e na triagem. Além disso, afirmou ter pedido ajuda a uma agente que, segundo o advogado, agiu com negligência. “Teve uma policial que não quis se identificar, que foi negligente e omissiva, no momento em que pedi socorro e estava sendo torturado.”

A Corregedoria da Polícia Militar não informou quais medidas já foram tomadas em relação aos policiais. O Metrópoles não conseguiu ouvir a defesa deles até o momento em que publicou esta reportagem.

Cleomar Almeida
Fonte: www.metropoles.com

3/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Poarrrr, os caras parece que não conhecem o sistema, era só dar um migué, e matar depois. Assassinato no Brasil é fácil escapar, mas ficar batendo em frente às câmeras da ruim Poh!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário mais infeliz. Esses PM devem ser presos expulsos definitivamente das fileiras da corporação. A punição para ele deve ser exemplo para os demais agentes de segurança que acham que pode violar direitos dundamentais do cidadão.

      Excluir
  2. Realmente, a ação desse Tenente configura abuso de autoridade, não e uma regra, admiro as polícias militares que arriscam a vida para nós proteger, com aparato mínimo dado a eles, mas e e inadmissível o ato deste Tenente, deve ser processado julgado e expulso da corporação. Vivemos dias tenebrosos em pleno século XXI, disseminação do ódio, violência seja verbal ou de fato. Um horror

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima