Xingar presidente não é motivo de prisão, dizem advogados

xingar presidente nao motivo prisao advogados
Via @consultor_juridico | O episodio insólito que começou com o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) acenando para carros aleatórios nas margens da via Dutra e terminou com a ordem para que a Polícia Rodoviária Federal detivesse uma mulher que proferiu ofensas ao mandatário é marcada pela falta de bom senso.

Para Vinícius Fochi, criminalista do Damiani Sociedade de Advogados, a prisão é excessiva e ilegal. "Bolsonaro é uma figura pública e deve conviver com as críticas. O debate público deve ser pautado pelo respeito, mas um mero xingamento não pode ser motivo para restringir a liberdade de alguém. O delito de injúria é tipificado quando há ofensa à dignidade da vítima. No entanto, o que temos no presente caso é apenas uma manifestação de insatisfação popular", sustenta.

O caso ocorreu no último sábado (27/11), em Resende (RJ), ao lado da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras). Na ocasião, Bolsonaro decidiu acenar para os passantes na rodovia e acabou sendo alvo de ofensas proferidas por uma mulher de 30 anos que teria usado palavras de baixo calão contra o mandatário.

O carro onde a cidadã se encontrava foi posteriormente abordado pela PRF e ela foi encaminhada para delegacia de Volta Redonda (RJ). Foi lavrado um termo circunstanciado pelo crime de injúria.

A mulher foi liberada após assumir o compromisso de que iria comparecer em juízo e assinar um um termo circunstanciado pelo crime de injúria, cuja pena vai até três anos de prisão e multa. 

Apesar de ter ferido os sentimentos do presidente, a mulher não deveria ter sido abordada por conta dos xingamentos. Para a Mayra Maloffre Ribeiro Carrillo, criminalista especializada em Direito Penal Econômico e Europeu, demonstra falta de bom senso das autoridades envolvidas. "Se fôssemos levar a ferro e fogo todas as ofensas já propaladas por Jair Bolsonaro, este teria mais boletins de ocorrência do que seguidores em suas redes sociais. Ora, o Direito Penal não deve ser utilizado para intimidar, para censurar ou até mesmo para calar a voz do povo", pondera.

Bolsonaro esteve no Vale do Paraíba fluminense para participar da cerimônia de formatura dos cadetes das Agulhas Negras.

Fonte: Conjur

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Eu gostaria de saber, se os ilustres advogados, se manifestaram contra a prisão do deputado Daniel Silveira, quando o mesmo proferiu ofensas aos ministros do STF?
    Sendo que esse sim, tem imunidade parlamentar para proferir palavras, opinião e voto...

    ResponderExcluir
  2. Bem feito para esta mulher, quem sabe assim ela aprende a se manifestar politicamente com classe, educação e sem palavrão.. falta de bom senso foi ela xingar com palavras de baixo calao uma autoridade, estaria errada do mesmo jeito se ofendesse qualquer pessoa, bem feito .... como dizem os mais velhos, respeito é bom e conserva os.. sábios.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima