Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul elege primeira presidente mulher

tribunal justica sul primeira presidente mulher
Via @portalg1 | O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) elegeu, nesta segunda-feira (6), a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira como nova presidente da corte. A magistrada será a primeira mulher a ocupar o cargo desde 1874, quando o Judiciário foi estabelecido no estado.

Iris Helena derrotou a chapa encabeçada pelo desembargador Tasso Caubi Soares Dalabary por 71 votos a 63 (com dois votos em branco).

"Teremos sempre o nosso olhar voltado para os magistrados, servidores e também aos nossos jurisdicionados, ao povo, que é nosso patrão, e estamos aqui trabalhando por ele", disse.

A posse para a gestão 2022/2023 está marcada para fevereiro. Iris Helena irá substituir o desembargador Voltaire de Lima Moraes.

Natural de Pelotas, no Sul do estado, Iris Helena se graduou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 1981. A magistrada ingressou no Judiciário como pretora, em 1985, assumindo como juíza em 1986. Desde então, ela atuou nas comarcas de Santa Rosa, Campina das Missões, Espumoso, São Jerônimo e Porto Alegre.

Iris Helena Medeiros Nogueira se tornou desembargadora em 2004 e foi Corregedora-Geral de Justiça entre 2016 e 2017.

O Judiciário era, até então, o único dos três poderes do estado a nunca ter sido comandado por uma mulher. A ex-governadora Yeda Crusius (PSDB) liderou o Executivo entre 2007 e 2010. A deputada Silvana Covatti (PP) foi a primeira mulher à frente do Legislativo, ao presidir a Assembleia em 2016.

Palácio da Justiça, uma das sedes do Judiciário gaúcho em Porto Alegre — Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Chapa eleita:

  • Presidente: desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira

  • 1º Vice: desembargador Alberto Delgado Neto

  • 2º Vice: desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira

  • 3ª Vice: desembargadora Lizete Andreis Sebben

  • Corregedor-Geral: desembargador Giovanni Conti

Por g1 RS
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima