Monark pode ter de pagar indenização e até ser preso por falas nazistas, diz MP-SP

monark pagar indenizacao preso falas nazistas
Via @yahoonoticiasMonark, ex-apresentador do Flow, e os outros responsáveis elo podcast podem ter de pagar uma indenização e até ser presos, caso sejam condenados por apologia ao nazismo e discriminação contra judeus. A informação é do Ministério Público de São Paulo.

O MP-SP investiga Monark e o Flow nas esferas cível e criminal. A abertura da apuração aconteceu após Bruno Aiub, o Monark, se posicionar a favor da criação de um partido nazista e dizer que pessoas “podem ser anti-judeu”. O fala foi feita na última segunda-feira (7), durante uma gravação do podcast, que tinha os deputados Tabata Amaral e Kim Kataguiri.

Monark foi desligado dos Estúdios Flow após o ocorrido. A informação foi divulgada pela empresa em um comunicado na tarde desta terça-feira (8), um dia depois de o então apresentador do Flow Podcast dar declarações em apoio ao nazismo e relativizar o antissemitismo.

Após as declarações de Monark viralizarem, entidades judaicas, além da opinião pública, pressionaram patrocinadores do Flow para deixarem de apoiar financeiramente o podcast. A Flash Benefícios e a Insider Store romperam o vínculo com o podcast. Além disso, a empresa perdeu os direitos de transmissão do Campeonato Carioca, além do apoio de outros patrocinadores.

Investigações

Segundo informações do portal g1, a investigação na esfera cível está sob responsabilidade da Promotoria de Direitos Humanos. O órgão apura se Monark e o Flow usaram a internet para defender o nazismo e a discriminação.

O Ministério Público deverá pedir para a Justiça de que os investigados passem uma indenização, cujo valor ainda será definido, por ofender a comunidade judaica. Neste caso, nenhum envolvido seria preso. Os promotores entendem que houve danos social e moral coletivo contra os judeus.

Na esfera criminar, a Polícia Civil e a Promotoria Criminal vão investigar se Monark e o Flow podcast usaram a internet para discriminar judeus e defender o nazismo. De acordo com o g1, o caso está sob responsabilidade do 78º Distrito Policial, nos Jardins.

Agora, Monark e os responsáveis pelo Flow Podcast devem ser chamados para depor pela Polícia Civil, pela Promotoria de Direitos Humanos e pela Promotoria Criminal para explicar as declarações do ex-apresentador.

Pedido de desculpas

Monark, apresentador do Flow Podcast, alegou que estava bêbado ao fazer declarações a favor de um partido nazista e avaliar que não era problemático ser “anti-judeu”. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele pediu desculpas à comunidade judaica.

“Queria só pedir desculpas mesmo, porque eu errei, a verdade é essa. Eu estava muito bêbado e fui defender uma ideia, uma ideia que acontece em outros lugares do mundo, nos Estados Unidos por exemplo. Mas, eu fui defender essa ideia de um jeito muito burro, eu estava bêbado e falei de uma forma muito insensível com a comunidade judaica”, afirmou Monark.

Ao mesmo tempo, o apresentador do Flow pediu “compreensão”. “São quatro horas de conversa, eu estava bêbado, fui insensível, sim. Errei na fala, na forma como me expressei. Dá a entender que estou defendendo coisas inaceitáveis. Peço compreensão de vocês mesmo e peço desculpas à comunidade judaica”, declarou.

Fonte: br.noticias.yahoo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima