Saiba quem é Alan Thomaz, advogado representante do Telegram no Brasil

alan thomaz advogado representante telegram brasil
Via @metropoles | Uma das exigências feitas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para não bloquear o funcionamento do Telegram no Brasil era a nomeação de um representante legal da plataforma no país. A empresa escolheu e contratou um advogado brasileiro especializado em direito digital e em proteção de dados na web.

Alan Campos Elias Thomaz é um dos fundadores de um escritório especializado na área digital aberto em 2021, em São Paulo, visando clientes interessados em se ajustar à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na comunicação que enviou ao Supremo para reverter o bloqueio que havia sido determinado por Moraes na sexta (18/3), o Telegram informou que seu novo funcionário no Brasil “tem experiência anterior em funções semelhantes, além de experiência em direito e tecnologia, e acreditamos que ele será uma boa opção para essa posição enquanto continuamos construindo e reforçando nossa equipe brasileira”. Ainda segundo a empresa, o advogado “tem acesso direto à nossa alta administração, o que garantirá nossa capacidade de responder as solicitações urgentes do STF e de outros órgãos relevantes no Brasil em tempo hábil”.

Em perfil na rede social corporativa LinkedIn, Thomaz (imagem em destaque) informa que tem mais de 12 anos de experiência em prática privada de advocacia e que “possui experiência única em muitas áreas que afetam a indústria de tecnologia, como direito cibernético e direito da internet, privacidade, proteção de dados, segurança cibernética, capital de risco, direito comercial contratos e questões de propriedade intelectual”.

O advogado diz ainda ter trabalhado para “clientes de alto perfil dos setores de tecnologia, bancos e saúde em litígios, questões transacionais e regulatórias”.

Formação acadêmica

O homem do Telegram no Brasil se formou em direito em 2006, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, se tornou mestre em direito corporativo em 2020, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), também de São Paulo, e cursa doutorado em ciência e tecnologia na Universidade de Stanford, da Califórnia, nos Estados Unidos.

Além de atuar na iniciativa privada como advogado, o profissional informa que também é professor e autor de mais de 20 livros jurídicos.

Ele conta ainda que iniciou sua carreira profissional ainda no período de faculdade, pelo escritório Helena Zoia Sociedade de Advogados, em seguida foi convidado para atuar no Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, onde permaneceu por mais de 10 anos atuando com direito digital.

Quando abriu seu escritório, Alan Thomaz disse a um veículo de comunicação especializado no mercado de direito que pretendia atender clientes nacionais e internacionais. “Por ser uma banca nova, o principal desafio é o posicionamento de marca. O segundo maior desafio é a expansão do escritório”, afirmou o profissional, em 2021.

Com a conta do Telegram, empresa de tecnologia mais falada do momento no país, o advogado parece estar atingindo seus objetivos.

Por fim, Alan Thomaz mantém ainda um posto como articulista no portal de notícias Jota, especializado na cobertura jornalística do mundo jurídico.

Raphael Veleda
Fonte: www.metropoles.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima