Via @crissoffiatti | Diante do cenário que estamos vivendo, o poder da sua imagem nunca foi tão importante, uma forte expressão de comunicação que te conecta com o meio e as pessoas ao seu redor. Estamos cada vez mais expostos às redes sociais e devemos ter em mente que tudo que usamos comunica algo. Já faz tempo que a roupa deixou de ser símbolo de proteção, roupa é comunicação, e por isso é uma forte ferramenta de conexão.
Todos nós sabemos que o Direito pede um Dress code mais formal, mas não precisa ser careta, pode ser mais elegante e até mesmo divertido.
Todos nós sabemos que o Direito pede um Dress code mais formal, mas não precisa ser careta, pode ser mais elegante e até mesmo divertido.
Uma forma de trazer mais leveza para esse ambiente tradicional e sério é introduzir um estilo mais elegante com toque sutil de informação de moda, com uma modelagem mais moderna. Você pode adaptar o antigo pretinho básico às tendências da moda para passar a imagem de uma pessoa atualizada.
Em audiências, o ambiente é formal, pede trajes elegantes e discretos. Para isso, uma boa opção é o blazer, que pode ser acompanhado por uma calça ou saia na altura do joelho. Prefira cores escuras para o blazer (que não precisa ser preto) como marinho, bordô, verde ou chumbo, e claras para a camisa, como o clássico branco ou em tons pasteis. Outra forma de trazer mais modernidade é desmembrar o conjunto (terninho), introduzindo o uso de combinações de cores análogas (transmite proximidade com as pessoas) ou monocromáticas tons sobre tom (que transmite elegância).
Resumindo, é preciso ter em mente alguns cuidados:
1.Tudo que é muito sexy deve ser evitado, ou seja, vestidos muito curtos, roupas muito justas, decotes, sandálias muito altas e de tiras, transparências. Essas são características de uma identidade provocadora que não fica bem em ambientes de trabalho.
2.Evitar ser a louca da moda. Muita informação de moda pode trazer uma comunicação visual fútil e imatura, que não transmite credibilidade.
3.O oposto também deve ser evitado, se vestir de uma forma extremamente convencional, pois pode passar uma imagem de uma profissional desatualizada.
4.Você deve prestar atenção também na maquiagem, que deve ser simples e em tons neutros. Mas lembre-se, ela faz toda diferença no visual.
6.Além disso, evite usar joias ou acessórios muito grandes e chamativos, principalmente aqueles que fazem barulho ao se movimentar.
7.Por fim, opte por um perfume suave.
Você tem que ter consciência de suas forças e potencialidades. Uma boa apresentação sempre te dará o direito de fala e dificilmente teremos uma segunda chance para causar uma boa impressão. Somos seres visuais, e por isso sempre julgaremos e seremos julgados. A sua imagem é o primeiro ponto de contato com o seu cliente.
Vestir-se bem dá trabalho, mas vestir-se mal pode custar mais caro do que você imagina. Você perde respeito, perde valor, perde oportunidades, perde conexões, e mesmo sem querer, perde dinheiro.
E por fim, não se esqueça que profissionalismo e credibilidade não têm a ver somente com a roupa que você veste. Tem a ver também com o seu comportamento e a forma de se comunicar. Uma mulher elegante sempre será lembrada pela forma de vestir, de falar e de agir.
Vista-se para o sucesso.
Cristiane Soffiatti (@crissoffiatti) é Gestora de Imagem Profissional. Ajudo mulheres a construírem uma identidade profissional de sucesso, com foco no planejamento estratégico do vestir.
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