Polícia Federal realiza operação em terra indígena em Mato Grosso

policia federal operacao terra indigena mato
Via @agencia.brasil | Servidores da Funai, fazendeiros e lideranças indígenas da Terra Xavante Marãiwatsédé foram alvo, nesta quinta-feira, de uma operação da Policia Federal. A ação batizada de Res Capta tem o objetivo de desarticular um esquema de corrupção e frear a degradação ambiental na terra indígena causada pela criação de gado. O dano ambiental é estimado em mais de 58 milhões de reais.

Foram expedidos 3 mandados de prisão e 7 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens nas cidades de Ribeirão Cascalheira e Barra do Garças, em Mato Grosso .

De acordo com a investigação, servidores da Fundação Nacional do Índio em Ribeirão Cascalheira estariam cobrando valores de grandes fazendeiros da região para intermediar arrendamentos no interior da Terra Indígena. Dois foram afastados do cargo público por ordem judicial.

Além da propina aos servidores, os 15 arrendamentos estariam gerando repasses de cerca R$ 900 mil reais por mês à liderança indígena xavante.

A Justiça Federal determinou que os fazendeiros que estão arrendando terras na reserva indígena desocupem a área e retirem de lá todo o gado, estimado em aproximadamente 70 mil cabeças, no prazo de 45 dias, sob pena de prisão.

Res Capta significa coisa tomada, o que segundo a PF é o que aconteceu no passado e está ocorrendo atualmente com a Terra Indígena Marãiwatsédé.

Procuramos a Funai, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno.

Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Edição: Ana Lúcia Caldas / GT Passos
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima