Doutrina jurídica mundial se rende ao jurista brasileiro Manoel Valente

doutrina juridica mundial jurista manoel valente
Via @manoelvalente | Quando o poeta Ferreira Gullar escreveu seu poema “Agosto 1964”, não podia imaginar que, anos mais tarde, um conterrâneo seu também ganharia notoriedade internacional no mundo e nas palavras. Se o poeta foi um craque dos versos, o jurista Manoel Valente tem notável proficiência na prosa, o que o tem destacado de maneira crescente na esfera editorial das ciências jurídicas.

“Digo adeus a ilusão,
mas não ao mundo.
Mas não à vida,
meu reduto e meu reino.”


Manoel Valente Figueiredo Neto é jurista, professor, escritor e jornalista. Depois de ter seus trabalhos catalogados nas mais importantes universidades do planeta, como Harvard, Yale e Oxford e pela Biblioteca Nacional da Alemanha, o profissional intensifica suas atividades fora do Brasil e assina a coautoria de dois livros distribuídos por todo o globo. Consolidando definitivamente sua atuação internacional, o (poli)Valente intelectual se debruçou sobre as minúcias referentes ao direito à propriedade privada e publicou dois textos que, segundo seus pares, tendem a tornarem-se importantes referências na área jurídica. Os trabalhos são intitulados “A propriedade privada como direito natural e a segurança jurídica no contexto dos direitos fundamentais” e “Teoria da constituição, liberalismo e o direito fundamental da propriedade privada e sua relação com a segurança jurídica”.

As publicações das quais as reflexões de Manoel Valente fazem parte têm, inclusive, seus títulos em diversas línguas: “Tratado de Perfiles Iberoamericanos de Derechos Fundamentales Coetáneos” e “Tratado de La Transformación de Los Derechos Fundamentales”. Compostas por integrantes do mais seleto círculo da doutrina jurídica mundial, as publicações foram lançadas pela editora Ediciones Olejnik, organização autônoma e independente que é referência de qualidade na área do direito e está presente em inúmeros países, dentre os quais constam nações da Europa e Américas do Norte, Central e do Sul.

Impressiona o volume de importantes trabalhos já realizados pelo Professor Adjunto no Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Caxias do Sul. Aos 35 anos, o Manoel Valente já publicou trabalhos de peso sobre os assuntos jurídicos, como identidades, propriedade, sistema constitucional tributário, formação humanística e direito notarial e registral. Conhecendo um pouco mais de perto sua trajetória profissional, fica evidente que a origem de seu sucesso tem raiz em dois princípios: amor ao conhecimento e dedicação ao trabalho.

Sobre suas influências iniciais, o jurista afirma: “Tive o privilégio de poder estudar a fundo grandes clássicos presentes inclusive na bibliografia de concursos para a diplomacia, como ‘Raízes-do-Brasil’, ‘Casa Grande e Senzala’ e ‘Cidadania no Brasil’. Assim, costumo dizer que “uma parte de mim é só vertigem, outra parte linguagem”; o importante é que estas partes estejam interligadas”.

Manoel Valente Figueiredo Neto é doutor em Direito Constitucional, laureado pela Universidade de Fortaleza, com mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí. Dentre suas publicações anteriores, constam frutos de suas pesquisas sobre Sistema Constitucional Tributário e Propriedade Privada Imóvel no século XXI, produtos de toda a sua experiência acumulada em anos de atuação. Atualmente, além de escrever e ocupar-se ativamente na área jurídica, Manoel Valente é Professor Adjunto no Doutorado e Mestrado em Direito da Universidade de Caxias do Sul/RS e Oficial Imobiliário do Segundo Ofício, na mesma cidade. (M.R.)

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima