Juízes federais serão fiscalizados sobre retorno às atividades presenciais, prevê CJF

juizes fiscalizados retorno atividades presenciais cjf
Via @consultor_juridico | O Conselho da Justiça Federal recomendou que os Tribunais Regionais Federais acompanhem e registrem o retorno das atividades presenciais de seus magistrados.

As Corregedorias Regionais deverão fiscalizar as unidades jurisdicionais e os dados deverão ser encaminhados todos os meses à Corregedoria-Geral da Justiça Federal para análise.

A medida foi tomada devido à "importância da presença física das autoridades representativas do Poder Judiciário federal em suas unidades de lotação" e à necessidade de "controle efetivo sobre a prestação jurisdicional e o atendimento presencial dos jurisdicionados", especialmente os excluídos digitais.

A recomendação também se baseia no inciso V do artigo 35 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e no artigo 93 da Constituição, segundo os quais os magistrados têm o dever de trabalhar presencialmente, exceto em casos autorizados pelos tribunais.

O documento ainda lembra que o teletrabalho estabelecido durante a crise da Covid-19 "não afasta a obrigatoriedade de ser mantido o serviço presencial nas seções e subseções judiciárias".

O ato é assinado pelo ministro Humberto Martins, presidente do CJF, e pelo ministro Jorge Mussi, corregedor-geral da Justiça Federal.

Clique aqui para ler a recomendação

Fonte: Conjur

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima