O caso ocorreu com o advogado Jean Cléber Garcia, que foi acionado por um cliente após receber uma mensagem via WhatsApp, em pleno feriado. Para tentar aplicar o golpe, o criminoso usou um perfil com a foto e o nome do advogado, porém com outro número, de prefixo 62 (Goiás).
“Obrigado pelo contato. Informo que obtivemos ótimas notícias no seu processo referente ao processo de [Indenização sobre a concessão de Benefício]. A decisão foi favorável e estamos agora nos preparando para os passos finais. Caso tenha dúvidas ou precise de mais informações, estou à disposição!”, dizia a mensagem, que ainda completava o aviso com o suposto pagamento de R$ 12 mil. Desconfiado da mensagem enviada em pleno feriado, o cliente entrou em contato com o advogado e descobriu o golpe.
Irritação
Quando o golpista percebeu que havia sido descoberto, irritou-se. “Era para atender quando ligasse e se, de fato, quisesse receber o dinheiro, seu ‘comédia'”, reclamou o estelionatário. Procurado pela coluna, o advogado Jean Cléber ressaltou que o golpe não é sofisticado, mas é preciso ter cautela e sempre checar todas as informações. “Na dúvida, qualquer pessoa deve procurar o advogado para confirmar informações enviadas pelo WhatsApp, ainda mais em pleno feriado nacional”, disse.
Para proteger pessoas do golpe do falso advogado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou uma plataforma em que é possível confirmar a identidade de qualquer profissional da advocacia. Com isso, qualquer cliente pode saber na hora se a pessoa com quem está falando é mesmo quem ela diz ser.
Carlos Carone
Fonte: @metropoles
Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário!