Juíza dá voz de prisão para advogado no meio de audiência em Campo Grande

juiza voz prisao advogado audiencia direito
bit.ly/2Yz5gBe | Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil-MS pede apuração de um caso em que a juíza Cíntia Xavier Leteriello decretou a prisão do advogado Julio César Marques, durante audiência nesta quarta-feira (24). A magistrada alega desacato a autoridade.

O fato, diz a OAB-MS, ocorreu em audiência de conciliação da 2ª Vara de Família e Sucessões da Capital. A prisão teria ocorrido porque o defensor “teria supostamente alterado sua voz aduzindo em defesa da cliente que a magistrada estaria sendo arbitrária desmotivando o direito da defesa’’.

A situação, narrou Júlio César, ocorreu no momento em que sua cliente chorava em razão da irritação causada pela magistrada.

“Júlio César entendeu que a dignidade de sua cliente estava sendo ferida devido à forma rude e constrangedora com que a magistrada conduzia a audiência de conciliação fazendo juízo antecipado de mérito de sua cliente, sem antes ter instaurado o direito de defesa’’, publicou a comunicação da OAB.

Ainda conforme a publicação, o ato praticado pelo advogado não configura qualquer ilícito e se enquadra dentro dos limites do exercício profissional.

Por conta do ocorrido, a entidade vai acionar a Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e,  ao mesmo tempo, a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça para apurar suposta prática de Abuso de Autoridade, com as devidas consequências legais.

A magistrada em questão, diz a Ordem, já foi alvo de Desagravo Público em face do Advogado Jorge da Silva Francisco pela prática da mesma conduta, conforme nota da OAB/MS em 2012.

Para o Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche, “essa é mais uma razão para que o Projeto de Lei que Criminaliza a Violação das Prerrogativas Profissionais da Advocacia (PL 8.347/17) seja imediatamente aprovado, o que enseja mais empenho junto à Bancada Federal, eis que o projeto aguarda ir ao plenário para votação”.

*(Foto meramente ilustrativa: reprodução Internet)

Thiago de Souza
Fonte: www.topmidianews.com.br

5/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. tributo meu respeito ao advogado que munido das prerrogativas legais saiu em defesa de sua cliente.

    ResponderExcluir
  2. ta dificil lidar com juizas por todos os tribunais. Quando meus casos caem nas mãos de juizas já fico apreensiva. Elas estão muito arrogantes... gostam de humilhar e mostrar poder. ta dificil advogar. uma juiza quando entreguei o documento da minha testemunha para chamar, ela no meio da sala cheia... parecendo um circo me disse q se eu ia chamar minha testemunh pra mentir no tribunal tbem. no final deu ganho de causa pra minha cliente pois de outra forma nao poderia ser.

    ResponderExcluir
  3. Desagravo é a maior palhaçada que existe. É equivalente a nada ! Será que a Oab não vê isso?

    ResponderExcluir
  4. É simples está faltando bom senso a Magistratura Brasileira. Está ocorrendo o fato de muitos deles estarem sofrendo de juizites.

    ResponderExcluir
  5. É o efeito Moro, o criminoso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima