Sem máscara, advogada é multada e ofende guardas civis: “Trabalho sujo”

sem mascara advogada multada ofende guardas
Uma mulher ofendeu guardas civis municipais em Santos, litoral paulista, após ser multada por não usar máscara enquanto andava na faixa de areia, no último sábado (6/6). Ela se apresenta como advogada e filma os agentes, dizendo que eles fazem um trabalho “sujo”.

De acordo com G1, a mulher estava com a máscara na mão e se negou a usá-la. Em seguida, ela começou a gravar os policiais e a ofender o trabalho deles. “[A GCM] Está fazendo um trabalho sujo, indigno, imoral, inconstitucional, ilegal e repudiante. A gente tem que repudiar isso”, diz a mulher.

Ela ainda alega que a Guarda Municipal estava multando uma “cidadã de bem”. “Não aceitem jamais a tirania, os absurdos e a ilegalidade do Estado”, afirma. Enquanto ela filmava, a população ao redor criticava a forma como ela tratava os policiais.

A mulher apontou que na multa os policiais não informaram que ela estava na faixa de areia. “Antes de assinar, eu li o auto lavrado, me certifiquei do erro e avisei ao mesmo e a todos os demais guardas municipais que se encontravam ali, para a devida correção do local certo da abordagem, vez que, eu não me encontrava no edifício mencionado e sim caminhando na praia, na beira d’água”, diz.

Segundo ela, foi solicitado a mudança de local, mas os guardas não fizeram a alteração. A mulher afirma que também pediu para que fosse registrado que ela estava com a máscara em mãos.

“Sou advogada, e não poderia assinar um documento com erro grotesco e incompleto. Aproveito a oportunidade e faço um apelo para que as autoridades ajam com a devida prudência em suas abordagens e autuações, e a população leia atentamente, qualquer documento antes de assiná-lo”, finaliza.

Outro lado

A Prefeitura de Santos confirmou o caso. De acordo com o órgão municipal, o guarda orientou a mulher sobre a obrigatoriedade do uso correto da máscara facial. Como ela se recusou a usar, a administração municipal afirma que foi aplicada multa, prevista em legislação municipal, no valor de R$ 300.

A multa é aplicada quando a pessoa não utiliza a máscara ou a utiliza de forma errada, não cobrindo a boca e o nariz.

O presidente da Associação dos Guarda Civis Municipais da Baixada Santista, Rodrigo Coutinho, explicou a questão do endereço citado pela mulher.

“A regra é que se coloque um endereço. Se é um local com faixa de areia, precisa colocar um endereço de referência, por isso, foi colocado um numeral, para que seja válido. É uma referência”.

Ao G1, Coutinho parabenizou a postura dos guardas. “A associação apoia e parabeniza os GCMs envolvidos na ocorrência pelo profissionalismo e empenho, por contribuírem de forma direta na prevenção da saúde da população”.

Leandro Barbosa
Fonte: www.metropoles.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima