SP mantém uso de máscaras obrigatório em locais públicos ao ar livre até dezembro

sp uso mascaras obrigatorio publicos dezembro
Via @portalg1 | A Prefeitura de São Paulo decidiu mais uma vez manter a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção facial contra a Covid-19. A medida deve permanecer até o início de dezembro.

Segundo a GloboNews apurou, a previsão é de que a liberação possa ocorrer a partir do dia 5 do próximo mês, desde que a cidade esteja com mais de 95% da população acima de 12 anos vacinada e os índices de contaminação e mortes sigam em queda. No momento, a cobertura vacinal na capital paulista é de 89,8% para toda a população elegível.

“O estudo realizado pela Vigilância Sanitária com esse plano bastante sólido, quer seja dos indicadores da pandemia ou quer seja os indicadores da assistência, nós mantemos o uso das máscaras na cidade de São Paulo, devendo fazer uma nova avaliação no início do mês de dezembro”, afirmou Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde, durante coletiva de imprensa.

Um novo estudo feito por técnicos da Secretaria Municipal da Saúde apresentado durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (10) fundamentou a decisão. O levantamento considerou indicadores epidemiológicos que mostram o nível de transmissão comunitária e indicadores de assistência.

A médica sanitarista Paula Bisordi, coordenadora do Núcleo de Vigilância de Doenças Agudas Transmissíveis da Coordenaria de Vigilância em Saúde (Covisa), explicou que a cidade está no nível 2 de transmissão da doença.

"Na avaliação geral, então, esses 3 indicadores que nós consideramos como indicadores epidemiológicos nós teríamos ainda a incidência, então, total de casos num nível de transmissão 3, as novas SRAGs hospitalizadas já teríamos atingido um nível de transmissão comunitária 1 e pra mortalidade estaríamos num nível de transmissão 2. Pra que a gente calcule uma nota final, uma avalição geral pra esses indicadores, nós atribuímos pesos pra cada um desses indicadores, sendo que os maiores pessoas estão relacionados à mortalidade e à incidência dos casos hospitalizados. Então, com essa avalição, nós estaríamos hoje, come esses indicadores epidemiológicos no nível de transmissão 2 no município de São Paulo", disse.

Também foram avaliados um conjunto de indicadores da assistência como: a letalidade de SRAG por COVID-19, as novas internações por Covid e as solicitações de novas internações por Covid. Os indicadores foram classificados em três níveis: adequado, moderado e limitado.

“No momento, a situação atual é de uma estabilidade de uma estabilidade dessas taxas de Covid-19, que colocaria aí esse classificador colocado como moderado. Então, resumindo os indicadores assistenciais, nós teríamos as novas internações classificadas como adequadas, as novas solicitações de internação também classificadas como adequadas e a letalidade de SRAG por covid classificada como nível moderado”, declarou Bisordi.

No final de outubro, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que a regra permaneceria até o início deste mês. Na ocasião, ele também afirmou que a prefeitura realizava um estudo com o objetivo de projetar cenários para a liberação das máscaras.

Estado de SP

A data segue o cronograma de liberação previsto e divulgado pelo governo de São Paulo na semana passada.

A proposta, defendida pelo grupo de especialistas que orientam a gestão de João Doria (PSDB), está condicionada à elevação do índice de pessoas com a vacinação completa (duas doses).

Além da imunização, o relaxamento da medida depende da manutenção de tendência de queda de casos, internações e mortes em decorrência da Covid.

Os médicos que fazem parte do comitê avaliam ainda não ser o momento para mudar a regra. Eles também defendem manter a obrigatoriedade das máscaras em ambientes hospitalares, por exemplo, mesmo após o fim da pandemia.

Por Léo Arcoverde, GloboNews — São Paulo
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima