Advogado! Descubra porque apenas 7% do seu conhecimento em Direito importa!

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Por @reille.gomes | Mas como assim? Os advogados ficam pelo menos 5 anos na faculdade e o conhecimento em Direito importa apenas 7%? Então quais seriam os outros 93%?

Os advogados passam no mínimo 5 anos na faculdade aprendendo um monte de teoria, e muitos após a conclusão do curso ainda fazem Pós-Graduação (em média mais 2 anos), ou seja, conhecimento técnico é o que não falta.

Mas por que então os advogados sentem dificuldade de realizar atendimentos e fechar contratos? 

Principalmente na hora de falar o valor dos honorários, surge sempre aquele medo do cliente pedir desconto, parcelamento de 10x ou ainda dizer que está caro.

O problema não está na falta de conhecimento técnico, e sim da comunicação não verbal, como postura, expressão facial e tonalidade da voz.

Mas então quer dizer que um advogado que não tem muito conhecimento no Direito material e processual, mas que aplique técnicas de vendas durante o atendimento tem mais chances de fechar contratos do que um advogado que tenha Doutorado em Direito Civil?

É exatamente isso que afirma o especialista em Empreendedorismo Jurídico Reille Gomes.

De acordo com Reille Gomes, o conteúdo técnico é o menos importante no momento de fechar contratos.

O especialista convive com esse fato diariamente no seu próprio escritório de Advocacia, bem como com centenas de alunos que ele já treinou.

Reille Gomes se apoia nos dados da pesquisa realizada pelo prêmio Nobel Dr. Albert Mehrabian.

Segundo essa “pesquisa”, 7% da comunicação seria atribuída ao componente verbal (o conhecimento técnico em Direito), 38% ao componente vocal (no caso específico, o tom e o ritmo da voz) e 55% ao componente não verbal (expressão facial e postura).

Daí que somando 38% + 55% resultam a linguagem corporal e verbal mágica que é responsável por 93% de toda a comunicação.

Reille Gomes afirma que muitos advogados se sentem inseguro no momento do atendimento, o que acaba passando insegurança para o cliente.

Outros ainda utilizam uma linguagem muito técnica e rebuscada, o que faz com que o cliente não entenda muita coisa sobre o Direito propriamente dito. 

A comunicação não verbal transmite autoridade e confiança no momento do atendimento, mesmo que você não conheça bem o Direito técnico, pois, naquele momento o seu cliente quer alguém em que ele possa confiar, pois, na maioria dos casos tem um problema e precisa logo de uma solução.

Reille Gomes é um grande crítico ao ensino atual das faculdades, pois, de acordo com o especialista, as instituições de ensino não preparam os estudantes para o mercado de trabalho.

O especialista ainda defende que são imprescindíveis para qualquer profissional de sucesso dominarem habilidades como: empreendedorismo, marketing e vendas (onde inclui a neuro-vendas e comunicação não verbal).

Escreva nos comentários qual o seu ponto de vista sobre esse assunto.

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Concordo, com ressalvas.
    Com certeza habilidades com empreendimento, marketing e vendas são essenciais para o sucesso. Porém, não dominando a principal área de seu conhecimento, que é o direito material e processual, aquelas habilidades restarão prejudicadas, visto que a reputação do profissional, enquanto operador do direito, irá por água abaixo

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  2. Concordo! Estou acostumado a ver colegas com enorme conhecimento jurídico, que desconhecem as técnicas de como empreender na Advocacia. Sem saber praticar o relacionamento humano, de nada adianta ter conhecimento jurídico, por isso, existe muito (a) advogado (a) falido (a).

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