Criminosos usam fotos e nomes de advogados para aplicar golpes pelo WhatsApp

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Via @portalg1 | Criminosos estão usando fotos e nomes de advogados para aplicar golpes através do WhatsApp na região de Sorocaba (SP). Eles mandam mensagens para as vítimas avisando sobre falsos processos e pedem pagamentos de supostas taxas.

É uma mensagem padrão, como se fosse o contato formal de um advogado com um cliente. O texto diz que a pessoa tem uma restituição de direito adquirido. Para tentar mostrar credibilidade, o nome e o CPF do cliente são informados.

Ronaldo Borges, que é advogado, foi uma das vítimas desse golpe. "O cliente nos avisou e fomos verificar que outros clientes também estavam sendo comunicados de que deveriam passar dados. Disparamos um alerta para todos os clientes pelos nossos meios sociais, e assim estamos conseguindo evitar que eles realmente entrem em contato com os clientes", conta.

Os criminosos se aproveitam de processos com consulta pública para pegar as informações. Eles costumam pedir dinheiro alegando ser uma taxa obrigatória para que os clientes recebam indenizações. Para as vítimas, ficam o prejuízo e o transtorno.

"Uma sensação de que é fácil uma outra pessoa se passar por você, de falsa identidade, que inclusive está previsto no Código Penal, é um crime. Isso, para a gente, tem sido realmente muito constrangedor", continua Ronaldo.

Vários outros advogados de Sorocaba dizem terem sido vítimas do mesmo golpe. Alguns clientes chegaram a depositar os valores pedidos pelos criminosos. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu um alerta sobre a prática.

A orientação é para que clientes se certifiquem de que estão falando mesmo com o advogado do caso, como explica o presidente da OAB de Sorocaba, Márcio Leme.

"Toda vez que receberem o contato, especialmente via WhatsApp, que façam a dupla checagem, que liguem em retorno ao escritório de advocacia ou ao advogado diretamente para se certificar", ressalta.

O presidente da OAB também pede para que as pessoas desconfiem quando houver alguma promessa vantajosa ou a exigência de um depósito imediato.

"Dificilmente uma situação é de urgência, de emergência, se necessita fazer o pagamento de imediato. Portanto, toda vez que você receber um contato de alguém indicando que há uma situação de emergência, que precisa ser feito um pagamento de imediato, desconfie. Isso provavelmente é um indicativo de golpe."

"As pessoas precisam aprender a lidar com as redes sociais, esse mundo virtual, e não acreditar em todas as mensagens que elas recebem, especialmente aquelas que indicam a mudança de número de telefone, porque a utilização de foto hoje é muito comum, porque as fotos estão nas redes sociais, são informações públicas", completa.

Por TV TEM
Fonte: g1.globo.com

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