MP-SP pede R$ 50 mil de indenização por vídeo em que MC Gui aparece rindo de criança na Disney

mp 50 mil indenizacao video mc gui aparece rindo crianca disney
Via @portalg1 | O Ministério Público de São Paulo propôs uma ação civil pública contra o cantor MC Gui e pediu R$ 50 mil de indenização por danos sociais. O processo foi motivado por um vídeo em que o artista aparece rindo de uma menina em um trem na Disney.

Na gravação, ele e amigos riem enquanto o cantor filma a menina, que aparece visivelmente incomodada. O conteúdo foi publicado em 2019, mas o MP apresentou a ação no final do ano passado.

A Promotoria da Infância e Juventude da capital pede que o dinheiro da ação seja recolhido ao fundo gerido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Chegamos na Disney. Mano, olha isso! Olha a menininha! Gente...”, diz o cantor, enquanto dá um zoom no rosto da criança.

“Aparentemente, a criança destacada usava uma peruca, possivelmente por conta de alguma enfermidade ou consequência de algum tratamento clínico (quimioterapia, por exemplo)”, aponta o Ministério Público.

Motivação para a ação

A promotoria justifica o oferecimento da ação porque, embora filmado nos Estados Unidos, o vídeo viralizou na internet.

O promotor responsável pelo caso disse que “certas condutas atingem não apenas pessoa determinada, mas, também, um grupo indeterminado de pessoas ou toda a sociedade” e que expor criança à situação vexatória e constrangedora em perfil de rede social cuja maior parte do público é adolescente gera um dano coletivo.

“O vídeo postado pelo extrapola a liberdade de expressão. O constrangimento a que foi submetida aquela criança, ainda que não identificada, gerou repulsa e indignação em toda a coletividade”, destacou.

O Ministério Público também ressalta que o próprio cantor, após o episódio, reconheceu que a conduta foi ofensiva.

A Justiça de São Paulo pediu para que MC Gui fosse citado e aguarda que o cantor apresente sua defesa.

O g1 entrou em contato com a assessoria do artista, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Por Gustavo Honório, g1 SP — São Paulo
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima