O ministro lembrou que o STF tem 90 mil ações por ano para julgamento. "Para nós, a IA é uma questão de sobrevivência para o funcionamento adequado do Judiciário, produzindo decisões a tempo e a hora", disse.
O ministro fez a fala nesta quarta-feira (25) em uma audiência pública sobre a regulação de IA no Poder Judiciário, na sede do CNJ.
"Nenhum país do mundo está usando inteligência artificial como nós, e investindo tempo e energia em construir ferramentas que permitam sua utilização pelo Poder Judiciário. Mas nenhum lugar do mundo tem 83,8 milhões de processos em tramitação", afirmou Barroso.
Barroso afirmou que é preciso que a regulação não proíba avanços, nem feche mercados. "Não temos como conter o que está vindo. Mas podemos tentar garantir que a transformação digital seja realizada de maneira inclusiva, ética e eficiente."
A regulação da IA no Brasil está em discussão no Senado. A votação do projeto de lei 2338/2023, que regulamenta o uso da inteligência artificial no país, foi adiada pela quinta vez na Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial (CTIA) em julho, e ainda não foi pautada novamente.
Ana Pompeu
Fonte: @folhadespaulo
Atualmente, a inteligência artificial pode fazer maravilhas. É utilizada não só nos negócios, na redação, no direito, mas também, claro, em assuntos do quotidiano. Eu, por exemplo, trato frequentemente fotografias com a sua ajuda. Ajuda-me muito o facto de ter encontrado toda a informação e software de que necessito para o fazer no Snapedit . Por isso, se alguém quiser, por exemplo, remover o fundo de uma fotografia, deve familiarizar-se com este software.
ResponderExcluirPostar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário!