Juiz extingue ação após parte dizer, no fórum, que desconhece advogado

Feed mikle

Juiz extingue ação após parte dizer, no fórum, que desconhece advogado

juiz extingue acao parte dizer forum desconhece advogado
Via @portalmigalhas | O juiz de Direito Rosberg de Souza Crozara, da vara Única de Beruri/AM, extinguiu ação após a parte comparecer ao fórum, afirmar que não conhecia o advogado que assinou a inicial e pedir a desistência do processo por suspeita de golpe.

Na decisão, o magistrado também determinou o envio do caso ao MP para ciência e possível apuração da conduta do advogado.

Comparecimento ao fórum

A ação, que tratava de pedido de indenização por danos morais contra instituição bancária, foi interrompida após a parte procurar o fórum para se manifestar sobre o processo.

Conforme certidão juntada aos autos, a parte compareceu ao fórum para ciência da demanda e, ao ser questionada sobre a procuração, ratificou a assinatura, mas afirmou que nunca falou nem teve contato pessoal com o advogado que consta na inicial.

Ainda segundo o documento, a parte relatou que foi abordada por um número desconhecido que se apresentou como advogado e solicitou compartilhamento de tela. Ao tentar confirmar informações com a empresa pelas redes sociais, encontrou o mesmo contato, o que reforçou a suspeita de fraude. 

Diante disso, pediu a desistência por receio de golpe. A certidão também aponta a existência de outros processos vinculados ao seu nome.

Lei permite desistência 

Ao analisar a ação, o relator, desembargador Rosberg de Souza Crozara destacou que o ordenamento jurídico admite a desistência da ação a qualquer tempo, observando apenas a necessidade de concordância da parte adversa caso já haja contestação.

"É consabido que a lei processual admite que a parte desista da ação a qualquer tempo."

O juiz explicou, contudo, que essa exigência não se aplica ao caso, por se tratar de Juizado Especial. Segundo ele, com base no art. 51, § 1º, da lei 9.099/95, é dispensável a concordância da parte contrária quando o processo ainda não foi sentenciado.

Também citou entendimento do Fonaje - Fórum Nacional dos Juizados Especiais, segundo o qual a desistência da ação, mesmo sem anuência do réu já citado, implica extinção do processo sem resolução do mérito, salvo hipóteses de má-fé.

Com base nesses fundamentos, concluiu pela homologação do pedido e pela extinção do processo.

Além disso, determinou o envio de ofícios à OAB/AM, ao Núcleo de Monitoramento dos Perfis de Demandas da Corregedoria Geral da Justiça do Amazonas e ao MP, para ciência e eventual apuração da conduta do advogado.

Leia a decisão.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/454358/juiz-extingue-acao-apos-parte-dizer-no-forum-que-desconhece-advogado

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima