4 passos para inovar na advocacia e conquistar ainda mais clientes

4 passos inovar advocacia conquistar clientes
Por @verifactbrasil | Se você quer saber como inovar na advocacia, esse é o artigo certo para você. Infelizmente, existe uma crença de que o segmento jurídico é conservador e, de certa forma, parado no tempo. 

Porém, isso não é verdade. Assim como as demais áreas de atuação, o direito também está sempre se reinventando para oferecer as melhores soluções aos clientes.

Nesse sentido, a cada dia surgem novas tecnologias que podem revolucionar a forma como você está acostumado a conduzir os seus processos. 

E, é claro, conhecer todas essas novas ferramentas e tendências é imprescindível para que você esteja sempre aprimorando o seu próprio trabalho.

Então, para saber como trazer a inovação para seu escritório, continue lendo até o final! 

Conheça os 4 passos para inovar na advocacia

Invista em softwares de automação

A automatização de processos é não somente uma tendência em diversos segmentos de atuação, como também uma realidade. 

Por isso, é claro que a área jurídica não vai ficar de fora, principalmente considerando toda a economia de tempo e dinheiro que a automação pode trazer para os escritórios de advocacia. 

Em suma, automatizar uma tarefa significa substituir processos outrora realizados de forma manual pelo processo automático. 

Isso é feito por meio de softwares inteligentes que substituem esse trabalho manual, reduzindo a margem de erro dos processos e também permitindo que a sua equipe foque o tempo em tarefas mais importantes. 

A automação, na prática, pode ajudar você a controlar melhor os agendamentos de reuniões, reunir informações importantes sobre casos e clientes em um único lugar e até mesmo otimizar o fluxo orçamentário do escritório. 

Com isso, os advogados ganham mais tempo para as tarefas analíticas e que carecem de mais atenção. 

Comece a usar provas digitais

As provas digitais também são cada vez mais importantes no mundo jurídico. Uma conversa no WhatsApp, um post nas redes sociais, um site, um vídeo no YouTube, entre outros.

São diversas as provas que podem ser geradas a partir de computadores e smartphones. 

Porém, nem todos os advogados se sentem seguros em utilizar as provas digitais em tribunal, já que elas são facilmente manipuláveis e podem colocar a confiança e autoridade do advogado em dúvida. 

A boa notícia é que as provas digitais também são uma forma de inovar na advocacia, caso você saiba como utilizá-las ao seu favor. 

A Verifact é uma plataforma de coleta de provas digitais que permite a coleta de evidências em um ambiente regular, que preserva o caráter auditável do conteúdo. 

Ou seja, por mais que a parte contrária procure se livrar do conteúdo que serve como evidência, caso a prova digital já tenha sido registrada pela tecnologia, ainda será possível provar que aquele conteúdo existiu e se mantém preservado tal qual constava no site/perfil de rede social.  

Trata-se, portanto, da melhor forma de garantir que uma prova digital possui alta confiança, sendo imprescindível para escritórios de advocacia que querem inovar e aproveitar as diversas vantagens da tecnologia. 

Divulgue seu trabalho online

Sem dúvidas, a internet é também uma forma excelente de divulgar o seu trabalho e conquistar novos clientes. Porém, é preciso ter também muito cuidado para que essa divulgação seja feita de acordo com a legislação vigente.

Os advogados só podem divulgar o trabalho caso as informações divulgadas sejam de caráter informativo. 

Sendo assim, o ideal é que você aproveite ferramentas digitais, como as redes sociais e os blogs, para tirar dúvidas comuns dos clientes e disponibilizar seu serviço, mas, sem, de fato, vendê-lo.

O marketing digital é imprescindível para qualquer área e pode significar o sucesso do seu escritório. Então, não perca mais tempo e comece a investir nessa estratégia agora mesmo. Acredite: você não vai se arrepender!

Comece a fazer negociações online

Por mais devastadora que a pandemia tenha sido ao redor do mundo, há de se concordar que ela trouxe também algumas mudanças que devem permanecer conosco por muito tempo. Uma delas é o trabalho remoto e a realização de reuniões online. 

O segmento jurídico é conhecido por precisar de muitas reuniões presenciais. Porém, agora isso não precisa mais ser a regra. 

Afinal, já existem diversas plataformas que permitem a negociação online entre as partes, evitando reuniões desnecessárias e tornando a condução do processo muito mais ágil e eficiente. 

Por meio da negociação online e o uso de assinaturas digitais, seus clientes contam com toda a praticidade da resolução das mais diversas questões sem precisar sair de casa. E, caso você esteja se perguntando, sim, todos os procedimentos têm legalidade jurídica. 

Consequentemente, esse tipo de plataforma se torna mais prática tanto para os advogados, como para seus clientes. 

Por mais que já exista uma redução nas restrições sanitárias, você pode ter a certeza de que a tendência dos acordos online vai permanecer por muito mais tempo. 

Vale a pena inovar na advocacia?

Tradicionalmente, existe um fluxo já estabelecido de prestação de serviço entre os advogados. 

O cliente entra em contato, agendam-se reuniões, resolvem-se burocracias e o caso é todo conduzido. Porém, atualmente, já existem diversas soluções que podem facilitar, desburocratizar e melhorar a efetividade de um processo. 

Por isso, existe apenas uma única resposta para essa pergunta: sim, vale a pena inovar. 

Inovar significa implementar novas soluções, investir na tecnologia e acompanhar as tendências do mercado. Portanto, a inovação é uma parte importante do mercado e com a área jurídica isso não poderia ser diferente. 

O ideal é que você estude bem as novas tendências para verificar quais são aquelas que realmente combinam com as necessidades do seu escritório. 

Avalie o que os clientes esperam de você e o que pode ser automatizado na rotina. Com essas respostas em mãos, vai ser mais fácil identificar os pontos que permitem a inovação no seu cotidiano. 

Depois de um tempo, você vai perceber como a tecnologia pode se tornar o braço direito de advogados e facilitar (e muito) a condução de processos. Boa sorte!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário abaixo. Além disso, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais. 

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima