Feed mikle

Comissão aprova projeto que torna obrigatório o reconhecimento facial para acessar redes sociais

comissao aprova projeto torna obrigatorio reconhecimento facial acessar redes sociais
Via @camaradeputados | A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera o Marco Civil da Internet para tornar obrigatório o reconhecimento facial do usuário no acesso a redes sociais.

O autor, deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC), argumenta que o objetivo da medida é fortalecer a segurança das contas e combater a disseminação de perfis falsos, que, segundo ele, são frequentemente associados a episódios de difamação, assédio, bullying virtual e golpes financeiros em redes sociais.

Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), ao Projeto de Lei 1380/25. A principal alteração estabelece que a verificação facial deverá ser feita via sistema operacional e não pelos provedores de redes sociais, como previa a proposta inicialmente.

Segundo Manente, a redação original resultaria na criação de bancos de dados biométricos pelas próprias redes sociais. “Isso poderia resultar em um sistema fragmentado, de difícil fiscalização e com alto potencial de vulnerabilidade no tratamento de dados biométricos”, disse o relator. “Ao centralizar a autenticação em sistemas operacionais, a responsabilidade é atribuída a empresas com capacidade técnica consolidada em segurança da informação.”

Pelo novo texto, o provedor de sistema operacional (Android, IOS) deverá exigir reconhecimento facial para o cadastro de usuários, utilizando tecnologia que assegure a correspondência entre o rosto e a foto em documento oficial. Usuários que não fizerem o recadastramento em até um ano após a lei entrar em vigor, terão a conta bloqueada.

O substitutivo também atualiza o Marco Civil da Internet ao definir claramente “dados biométricos” e “reconhecimento facial”, alinhando o texto à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Próximas etapas

A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Alex Manente mudou texto para evitar vulnerabilidade no tratamento de dados biométricos

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Geórgia Moraes
Fonte: @camaradeputados

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. This mandatory facial recognition proposal raises critical questions about the balance between security and privacy rights. While combating fake profiles and online fraud is important, centralizing biometric data through operating systems creates new vulnerabilities. We need to carefully consider whether enhanced security justifies the erosion of digital anonymity. For more engaging discussions on digital privacy and online experiences, check out https://lovemoneyonline.net. Would love to hear others' thoughts on this - feel free to reach out at cc@lovemoneyonline.net for further discussion!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima