Mensalidades atrasadas: cobrança de condomínio a antiga proprietária de lote é indevida

cobranca condominio antiga proprietaria indevida direito
bit.ly/2Naa0qt | Por unanimidade, os desembargadores da 1ª Câmara Cível negaram provimento ao recurso interposto por um condomínio contra a decisão de primeiro grau que negou ação de cobrança proposta contra uma antiga proprietária, que estava com as mensalidades atrasadas há vários anos.

Consta nos autos que o condomínio entrou com ação de cobrança referente às mensalidades do período de 10 de novembro de 2012 a 10 de janeiro de 2016, totalizando R$ 37.813,62, alegando que o estatuto social que rege o condomínio deixa claro que os proprietários dos imóveis têm obrigação de efetuar o pagamento mensal das despesas e taxas extras. Assim, por falta de pagamento injustificado da proprietária, o autor resolveu entrar com a referida ação.

Em contrarrazões, a apelada demonstrou que já havia rescindido o contrato com a empresa e vendido o lote, logo não estava inadimplente em nenhum contrato. O condomínio faz parte de uma empresa com a qual a apelada afirma ter efetivado a rescisão direta do contrato.

No recurso, o condomínio alega que a apelante deveria ter comunicado que houve a rescisão, já que cancelou direto com a empresa.

O relator do processo, Des. João Maria Lós, afirmou que em razão de a rescisão contratual da compra e venda do imóvel ter sido realizada pela empresa proprietária da apelante, cabe então ação contra ela e não contra a ex-proprietária do terreno. No entender do desembargador, a apelada não tem o dever de comunicar a rescisão ao condomínio, já que fez a rescisão com o dono do condomínio.

“Escorreita a sentença, portanto, ao declarar a ilegitimidade passiva da anterior proprietária para responder pelas despesas condominiais, não merecendo guarida o pedido formulado por meio da presente demanda. Desta forma, pelos argumentos demonstrados, nego provimento ao recurso”.

*(Foto meramente ilustrativa: reprodução Internet)

Fonte: TJMS

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Israeli Celebrities Hot Images, Hot Photos, Hot Pics just visit this website given below.

    Hot Pics

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima